Como fazer simulação para aposentadoria?


Saiba como fazer a simulação de sua aposentadoria.

Aos que estão em dúvida sobre quanto tempo falta para a aposentadoria, ou quantos anos de contribuição faltam para pleitear um pedido de aposentadoria, é necessário fazer alguns cálculos, consultar papelada, histórico, registros, somar um a um, além de, claro, estar ciente das regras atuais para conseguir junto a previdência a merecida renda vitalícia depois de décadas de trabalho.

Ocorre que para muita gente conseguir fazer esses cálculos sem uma simulação para aposentadoria, reunir a papelada é uma tarefa árdua. Uns porque já não tem mais em mãos todos os documentos necessários, seja por perda, roubo ou esquecimento, e outros porque não têm tempo de reunir esse material ou ir atrás dele.

Felizmente com o aprimoramento e difusão da tecnologia foi possível desenvolver ferramentas que fazem simulação para aposentadoria de acesso fácil e gratuito, onde constam todas as informações sobre a sua vida profissional e que possibilita fazer a simulação, a projeção, o cálculo de quanto tempo falta para se aposentar, seja por idade ou por tempo de serviço.

O post de hoje do Armazém do Crédito vai se dedicar sobre esse assunto, de como utilizar a simulação para aposentadoria, em qual site acessar, os dados que se deve preencher.
Saiba dessas informações a seguir.

O local

A página mais indicada para você fazer uma simulação para aposentadoria online é o site do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pois o domínio coloca a disposição do público uma ferramenta gratuita que faz os cálculos necessários para informar os dados de que precisa.

Há outros simuladores gratuitos na internet, mas recomendamos à página do instituto que é responsável por administrar todos os assuntos pertinentes a aposentadoria.

Por quê?

Por que o INSS, por ter essa atribuição, responsabilidade de administrar os recursos da Previdência, tem em mãos, cadastrado todo o histórico profissional de todos os trabalhadores contribuintes para o instituto, seja o de carteira assinada ou autônomo que contribui mensalmente.

Em muitos casos não é preciso inserir dados manualmente na ferramenta de simulação, por já constarem no banco de dados do instituto. Esse acervo de informações de um contingente tão grande de pessoas é possível porque todo trabalhador tem um número cadastrado junto ao INSS que é utilizado para atualizar diariamente seus dados referentes ao mundo do trabalho: empresa contratante, cargo, data de início de entrada, de saída, salário, depósito mensal da conta FGTS, contribuição para a previdência etc. Esse número pertence ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e é vinculado ao Programa de Integração Social (PIS).

No entanto, pode haver situações em que esse banco de dados apresente uma inconsistência, um erro ou ausência de um registro importante. Nesse caso é possível incluir esse documento faltante manualmente no site do instituto.

A simulação para aposentadoria

Acessando o portal do INSS, vá ao menu esquerdo e escolha a opção “Serviços ”, depois em “Simulações”. Será direcionado para uma página que apresentará algumas opções de simulação:

  • Calcular tempo de contribuição;
  • Calcular tempo de contribuição manual;
  • Calcular valor do benefício.


Para saber sobre o tempo de contribuição e o tempo para alcançar a fórmula 85/95  deve-se escolher a primeira opção. A segunda é para os casos mencionados de falta de dados, documentação que precisa ser inserida manualmente. E para acessar a terceira é preciso ter feito a simulação para aposentadoria na primeira, pois é indispensável ter conhecimento do número exato do tempo de contribuição.

O cadastro

Porém, para ter acesso aos simuladores do INSS, necessita-se de um cadastro, pois é nessa etapa que se colhe as informações cruciais para acessar o banco de dados referente ao seu histórico profissional.

Mas o cadastro é simples. Solicita-se:
·                    Número CPF;
·                    Nome completo;
·                    Data de nascimento;
·                    Nome da mãe;
·                    Estado de origem.

A etapa final é um breve questionário, de alternativas, sobre o seu histórico profissional, empresa que trabalha, ou última que trabalhou, última vez que contribuiu para a previdência etc. Respondido o questionário, será fornecido uma senha para o primeiro acesso. Agora poderá usar todos os recursos da página do INSS e o sistema já terá carregado todos os dados necessários para fazer os cálculos das simulações que desejar.

Direitos dos aposentados

Você que está próximo da aposentadoria conhece todos os direitos do aposentado?
Sabia que além de preferência de atendimento em serviços públicos e privados, vaga exclusiva em estacionamentos, transporte público gratuito, o aposentado tem direito a uma linha de crédito com vantagens exclusivas? Uma linha de crédito com os juros mais baixos do mercado, prazo de pagamento de até 96 meses e sem restrição para negativados?

Saiba mais a respeito clicando aqui.

Considerações finais

Para fazer uma simulação para a aposentadoria, basta entrar no site do INSS, acessar o seu login, ou fazer um rápido cadastro na página, caso ainda não tenha, selecionar a opção “serviços” e “simulação”. As ferramentas de simulação para aposentadoria disponíveis já terão todos os seus dados sobre a sua trajetória profissional e farão em poucos segundos os cálculos para fornecer as informações de que precisa.

Aposentado INSS tem direito a uma linha de crédito especial. Saiba mais aqui.
 


Comentários