7 passos simples para evitar nome sujo


Veja 7 passos simples para evitar nome sujo


Os números mais recentes mostram que a crise financeira comprometeu o orçamento de grande parcela dos cidadãos brasileiros e que por isso muitas dívidas foram acumuladas incidindo na negativação do nome de muitas pessoas. Aproximadamente 62, 1 milhões de brasileiros estão com nome sujo, segundo pesquisa do SPC Brasil divulgada em abril deste ano.

Estar com nome sujo acrescenta dificuldades de se obter ou administrar eficientemente a renda líquida. Sofrerá restrições para adquirir um cartão de crédito, abrir uma conta ou um crediário em uma loja. Poderá ser recusado para uma vaga de emprego e ter a rematrícula na instituição de ensino negada. 

Sair do atoleiro das dívidas depois que entra no banco de maus pagadores dos órgãos de proteção ao crédito requer muitos sacrifícios. Em alguns casos a pessoa jamais consegue se livrar da pendência que levou a negativação do nome.

Portanto é de suma importância para a sua saúde financeira, mental e física tomar todos os cuidados necessários para evitar ser inserido nessa situação delicada. Para te ajudar a se precaver contra esse risco listamos algumas dicas úteis. Confira agora:

Na ponta do lápis

O primeiro passo para escapar do pesadelo do nome sujo é ter plena ciência dos gastos mensais e o quanto comprometem a sua renda. Faça uma lista com as despesas pessoais e domésticas e subtraia o total do seu salário fixo ou renda média. 

O ideal não é simplesmente ter o total das dívidas coberta pelos seus vencimentos, mas contar com um excedente para servir de margem de segurança, uma garantia contra um eventual contratempo ou uma despesa emergencial, situação pela qual ninguém está imune. 

Considere o risco de novas dívidas

Se ao fazer a recomendação anterior, perceber que o seu orçamento está apertado, ou seja, o excedente, a margem de segurança está muito baixa, é desaconselhável se comprometer com novas dívidas mesmo que fiquem dentro do seu orçamento ou avalie que as chances de contratempos sejam irrisórias na ocasião. 

É preciso ponderar que é algo comum dívidas parceladas sofrerem variações, reajustes no decorrer do tempo até o prazo final do pagamento, o que pode resultar em gasto que exceda o limite do seu poder aquisitivo, consequentemente trazendo-lhe prejuízos financeiros.

Cuidado com os documentos

Infelizmente a inclusão indevida de pessoas nos registros de nomes sujos dos órgãos de proteção ao crédito é mais comum do que imagina. E a causa mais recorrente é a falsificação de documentos para adquirir produtos e serviços no nome da vítima sem arcar com nenhuma despesa.  

Por isso tenha muito cuidado ao repassar os seus dados para estranhos ou instituições suspeitas e se porventura perder os documentos ou for roubado, faça um boletim de ocorrência e providencie imediatamente a renovação dos mesmos.

Estabeleça prioridades

Mas digamos que a situação já chegou a um patamar crítico e o acúmulo de dívida é inevitável, o que fazer? Analise qual pendência irá impor maior dificuldade para ser paga no futuro e use os recursos disponíveis para mantê-la em dia.

Alguns critérios que podem ser adotados para fazer essa escolha é conferir a taxa de juros cobrada e o prazo previsto para desapropriação do bem ou exclusão do serviço. Quanto maior os juros e menor o prazo, mais urgente é a quitação do débito. 

Renegocie a dívida

A inadimplência já é uma realidade e está na beira de ter o nome negativado? Tente evitar que o pior aconteça e proponha uma renegociação da dívida. Esse recurso é interessante porque, uma vez aceito, a dívida original é cancelada para ser substituída pelo acordo com os números reajustados em conformidade com a sua atual situação financeira. 

Se antes você devia 3 meses, com a concretização da renegociação esse tempo de inadimplência é zerado e só volta a contar se deixar pendente esse novo acordo. 

Solicite um empréstimo consignado

No entanto a melhor alternativa para essa situação é conseguir a liberação de um empréstimo consignado.

Um empréstimo pelo outro? Não te parece um bom negócio? Acha a renegociação mais vantajosa? Não se precipite, porque as vantagens dessa modalidade de crédito facilitarão muito mais a sua vida.

Primeiro em razão dos juros que, comprovadamente, são os menores do mercado, porque o risco dessa transação financeira é considerado baixo pelas instituições de crédito. O débito é feito diretamente na folha de pagamento ou benefício do INSS impossibilitando o não pagamento ou o acúmulo de dívidas.

Segundo que o prazo de pagamento pode chegar até 72 vezes.

Lembra-se da orientação de estabelecer prioridades? 

No fim das contas você estará trocando uma dívida com taxas altas e prazo curto por outra com juros baixos e prazo muito maior para pagamento. Por mais que a renegociação suavize o valor das prestações a taxa de juros continuará a mesma, ou até maior, e dificilmente concederá prazo tão generoso. 

E há mais vantagens exclusivas para quem tem direito ao empréstimo consignado, como a aprovação de créditos para negativados e a liberação rápida de crédito. Caso você esteja com dúvida se tem ou não direito ao crédito, confira: O que é empréstimo consignado.

Tente pagar à vista

Sempre que possível escolha a opção de pagar a dívida acumulada à vista, porque você ainda pode conseguir um desconto. Pelo ponto de vista do credor é melhor garantir o recebimento de maior parte da dívida do que correr o risco de jamais ver a cor de qualquer quantia devido ao rigor para abater o débito.

O empréstimo consignado mencionado acima volta a ser uma opção interessante caso não tenha fundos para cobrir o valor integral. Com o possível desconto você poderá usufruir do que sobrar do investimento para quitar outras dívidas ou suprir outra emergência.

Conclusão

Para evitar que o seu nome fique sujo em razão de dívidas acumuladas, siga esses passos:
  • Lista com gastos mensais;
  • Evite novas dívidas se não tiver razoável margem de segurança;
  • Tenha cuidado com os documentos;
  • Estabeleça prioridades;
  • Renegocie a dívida;
  • Adquira um empréstimo consignado;
  • Pague à vista.
Esse conteúdo foi útil para você? Então curta, compartilhe essas informações com outras pessoas que precisam de orientação. Seu apoio pode fazer a diferença.

Comentários