O que é Empréstimo Consignado?

O que é empréstimo consignado?



É possível que você já tenha ouvido falar nos anúncios de TV, de internet ou em anúncios sobre empréstimo consignado ou crédito consignado e tenha se perguntado: o que seria esse empréstimo? O que teria de diferente dos convencionais?

Talvez você esteja considerando assinar um empréstimo para resolver uma emergência, colocar as contas em dia ou fazer um investimento e está aqui justamente para se informar sobre as possibilidades disponíveis antes de se dirigir a uma instituição financeira.

Ótimo! Está no lugar certo. Pois neste post vamos explicar o que significa empréstimo consignado, quais as suas vantagens e quem pode fazer uso dele.

Saiba agora o que significa empréstimo consignado.

Sobre o empréstimo consignado

Trata-se de uma modalidade de crédito pessoal idealizada para diminuir o endividamento de grande parcela da população brasileira e que foi posta em prática por meio da medida provisória nº 130/2003.

O empréstimo só pode ser concedido desde que não ultrapasse 35% da renda mensal do solicitante e é descontado diretamente na folha de pagamento ou benefício do INSS. Desse limite da renda mensal, é obrigatório o uso de 5% em um cartão de crédito consignado.

O parcelamento do empréstimo é mais generoso do que os convencionais podendo chegar até 72 parcelas no Armazém do Crédito, dependendo da categoria.

Há também um teto para cobrança de taxa de juros com todas as despesas envolvidas no contrato, o chamado Custo Efetivo Total (CET).

Juros baixos

Esse teto da taxa de juros aliado a garantia que a instituição financeira tem de que receberá o valor das parcelas, devido a impossibilidade de se adiar a quitação uma vez posta a cobrança automática direta na folha de pagamento, deixa o empréstimo consignado com encargos financeiros bem mais atrativos do que as outras linhas de crédito.

Isto porque um dos medidores de se avaliar os juros a ser empregado é o risco de se receber ou não o valor concedido, o que, como já explicado, é uma possibilidade que diminui consideravelmente no caso do empréstimo consignado.

Menos burocracia

Outra vantagem de se adquirir um empréstimo consignado é a praticidade do processo de avaliação de crédito, aprovação e repasse do recurso acertado na sua conta. Como normalmente essa operação é requisitada para suprir uma emergência, por exemplo, pagar outra dívida com juros bem mais salgados, o trâmite nas instituições financeiras costumam ser bem ágeis. E resolução rápida de problemas é tudo o que a gente quer, não é mesmo?

Quem tem direito ao empréstimo consignado?

Não são todos os trabalhadores de carteira assinada que têm direito ao empréstimo consignado e algumas instituições trabalham com aposentados e servidores públicos de apenas algumas capitais e estados, por isso vale fazer a consulta. É possível encontrar uma relação das categorias atendidas aqui.

No caso do setor privado, somente os trabalhadores cuja empresa seja conveniada com uma das instituições que fornecem essa modalidade de crédito podem requisitar o empréstimo. Entre em contato com o RH de sua empresa para se informar a respeito.

Aposentados ou pensionistas do INSS, Servidores Públicos, Militares das Forças Armadas são as categorias privilegiadas por ser o público onde as condições e benefícios do empréstimo consignado mais se adequam a sustentação financeira idealizada pela medida provisória, por causa da garantida estabilidade da renda mensal fornecida pelo Estado.

Resumo

Nesse post explicamos o que significa o empréstimo consignado e as condições para se obter um, que são:

  • Ser aposentado ou pensionista do INSS, servidor público, militar das Forças Armadas ou trabalhador de empresa privada conveniada com uma das instituições financeiras que operam com essa linha de crédito;
  • O valor requisitado não exceder 35% da renda mensal;
  • Utilizar 5% da renda com o uso do cartão do crédito consignado.
  • E também falamos de algumas vantagens de se obter o empréstimo consignado:
  • Juros mais baixos entre todas as linhas de crédito disponíveis;
  • Maior prazo para pagamento;
  • Agilidade nos trâmites burocráticos.

Ficou interessado em solicitar ou saber mais a respeito de empréstimo consignado? Entre em contato agora mesmo ou faça uma análise de crédito com o Armazém do Crédito, correspondente autorizado do Banco BMG e Banco Itaú BMG, há 15 anos garantindo segurança e rapidez durante todo o processo de contratação do crédito.


Comentários