Aposentado tem direito a seguro desemprego?


Será que aposentado tem direito a receber seguro desemprego?

            Ficou intrigado com a questão se aposentado tem direito a seguro desemprego? Como se pode cogitar o recebimento desse auxílio se o aposentado, por definição, é um trabalhador inativo depois de exercer por décadas uma profissão e que recebe uma merecida renda mensal por parte do governo?

Saiba que a questão se aposentado tem direito a seguro desemprego não é disparatada porque, infelizmente, a realidade de nosso país obriga que muitos nessa condição continuem a trabalhar, pois a renda que recebem não é suficiente para suprir o custo de vida, que tende sempre a ficar mais elevado com o passar da idade.

E nessa condição de aposentado que continua trabalhando pode ocorrer o caso de demissão sem justa causa. E sendo assim é cabível a dúvida: aposentado tem direito a seguro desemprego?

E se você se encontra exatamente nessa situação e percebe que talvez seja demitido em breve, certamente não estranhou a dúvida sobre o tema. Por isso, para saber se aposentado tem direito a seguro desemprego veja a resposta a seguir.

Tem direito?

É preciso desmistificar primeiro a ideia de que o seguro desemprego trata-se de um direito trabalhista. Na verdade o empregador não tem obrigação alguma de conceder esse auxílio, nem sequer os recursos vem diretamente dele. O seguro desemprego é uma medida protetora bancada pelo Estado para ajudar as pessoas que se encontram na condição de desempregadas e não possuem quaisquer outros meios de renda.

Por isso sobre a questão se aposentado tem direito a seguro desemprego a resposta é não, por ser regra para concessão do seguro que o solicitante não acumule benefícios, além de estar empregado com carteira assinada por mais de 12 meses e não ter sido demitido por justa causa.

Uma solução

E se ficou desanimado com a resposta sobre se aposentado tem direito a seguro desemprego, saiba que existe uma opção de obter renda, de maneira rápida, e sem pesar muito no bolso onde os aposentados são uma das poucas categorias a ter acesso.

Trata-se do crédito consignado.

É uma linha de crédito especial muito utilizada para obter crédito emergencial, para compra de dívida, viagens de última hora, reformas urgentes etc.

E as causas que fazem ser muito requisitada para esses tipos de situações são as vantagens exclusivas que proporciona aos beneficiados:

·                    Juros baixos (os mais baixos entre todas as linhas de crédito);
·                    Juros pré-fixados (sem sustos no fim do mês. Os juros se mantêm estáveis do início ao fim do contrato, independente das oscilações econômicas);
·                    Prazo de pagamento diferenciado (pode chegar a 96 meses);
·                    Cartão de crédito sem anuidade, taxa de manutenção e data de vencimento de 50 dias (a depender da categoria. Consulte);
·                    Sem restrição a pessoas com nome sujo;
·                    Liberação de crédito rápido (muitas vezes no mesmo dia de solicitação).

Essas vantagens são concedidas em razão da garantia de pagamento que o modelo de cobrança proporciona aos credores. As parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento ou benefício INSS, evitando a inadimplência. Como os aposentados gozam do privilégio de estabilidade de renda, essa garantia se torna maior ainda, o que reduz o risco de prejuízo, o que explica a concessão dessas vantagens.

Se você ficou interessado em contratar esse crédito ou saber mais a respeito, recomendados que entre em contato com o Armazém do Crédito, agência correspondente autorizada do Banco Itaú BMG Consignado S.A, há mais de 15 anos prestando serviços de contratação de crédito. Confira este link para saber sobre a reputação da agência.

No Armazém do Crédito você pode, sem compromisso, fazer uma solicitação online de análise de crédito para saber a quantia máxima que tem direito a requisitar, o prazo máximo de pagamento, valores das parcelas, entre outros detalhes, e também ter acesso ao simulador gratuito de crédito consignado. Confira!

Conclusão

O aposentado não tem direito a receber seguro desemprego, porque um dos critérios para a concessão do auxílio é não ter acumulado outro benefício provido pelo governo, medida para conter os gastos das contas públicas.

Mas uma alternativa para os aposentados é recorrer ao crédito consignado, modalidade especial em que os aposentados são uma das poucas categorias a ter acesso. Mais a respeito, clique aqui.
Conteúdo relacionado:



Comentários