Quais os benefícios do funcionário público da prefeitura de São Paulo?


Conheça os benefícios do funcionário público de São Paulo

Normalmente ao se pensar nos benefícios do funcionalismo público lembramos das vantagens mais evidentes, como a estabilidade, salário, aposentadoria etc, mas deixamos de prestar atenção em outros benefícios que agregam significativamente a qualidade de vida, justificando mais ainda o esforço para ser aprovado em um concurso público.

E quais seriam esses outros benefícios do funcionário público da prefeitura de São Paulo?

Veja a seguir.

Adiantamento do 13º

Ganhar presente no aniversário é sempre bom e um dos benefícios do funcionário público da prefeitura de São Paulo garante anualmente um presentinho para engordar as finanças.

Metade do 13º pode ser antecipada para o mês de aniversário do servidor ativo, aposentado ou pensionista. Se fizer aniversário no segundo semestre, o adiantamento pode ser reservado para junho.

Auxílio-acidentário

Outro benefício do funcionário público da prefeitura de SP é o de poder contar com um auxílio-acidentário se for vítima de uma ocorrência durante o serviço que resulte em redução parcial ou permanente da capacidade de trabalho.

No entanto, para ter o direito o servidor precisa ser examinado pela junta médica formada pela Coordenação de Gestão de Saúde do Servidor (COGESS) e da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP) que emitirá laudo deferindo ou indeferindo a solicitação para o recebimento do auxílio.

Auxílio-doença

Um dos benefícios do funcionário público da prefeitura de São Paulo é o de receber o auxílio-doença. Parecido como o auxílio-acidentário, o que difere é que o recurso é concedido para os casos que o servidor perca temporariamente a capacidade de trabalho por motivo de doença, mas que seja clinicamente reversível segundo a literatura médica, bastando dedicação exclusiva para o tratamento por prazo determinado.

O auxílio-doença é pago a cada 12 meses que o funcionário ficar inativo em decorrência da enfermidade que o afastou de suas funções.

Assim como no auxílio-acidentário esse benefício é concedido ao funcionário público da prefeitura de São Paulo após passar por avaliação da junta médica.

Isenção de impostos

Ainda sobre o tema de incapacidade de trabalho em razão de enfermidade ou acidente, o funcionário público da prefeitura de São Paulo sob essa condição pode se beneficiar com a isenção do pagamento de alguns tributos desde que seja diagnosticado pela perícia médica que sua moléstia se enquadre nos requisitos previstos em estatuto.

Obtendo a autorização do benefício, o servidor não precisará contribuir para o Regime Próprio da Previdência Social do Município de São Paulo (RPPS), somente nos casos em que a parcela for maior que o dobro do limite máximo estabelecido para o Regime Geral da Previdência Social (RGPS). Ou seja, dependerá do valor total de seus rendimentos.

O mesmo pode ser feito em relação ao Imposto de Renda (IR). O procedimento é o mesmo: se submeter aos exames de avaliação da junta médica para receber o deferimento ou indeferimento da solicitação.

Pensão mensal

Esse é um benefício do funcionário público da prefeitura de São Paulo que auxilia os seus dependentes em caso de falecimento do servidor. Trata-se de uma pensão mensal que pode ser solicitada com a ocorrência do óbito no Instituto de Previdência Municipal de São Paulo (IPREM), na sessão do COGESS.

Salário esposa

A esposa do funcionário público da prefeitura de São Paulo também recebe um benefício, no caso, um salário esposa, mediante a comprovação do vínculo matrimonial. Comprovação que pode ser feita com a apresentação de certidão de casamento ou por meio de declaração, com assinaturas de testemunhas, se a cônjuge estiver na condição de companheira.

A esposa ou companheira não pode ter remuneração provinda de ofício registrado ou qualquer outra fonte de renda.

Salário família

Terá como benefício o funcionário público da prefeitura de São Paulo que tiver sob sua tutela dependentes de até 14 anos de idade e que receba vencimentos iguais ou inferiores aos limites estabelecidos para a concessão desse benefício. O valor a ser acrescentando leva em conta o número de dependentes.

Empréstimo consignado

Também terá como benefício o funcionário público da prefeitura de São Paulo acesso a modalidade crédito conhecida como empréstimo consignado, modalidade, aliás, disponível para qualquer categoria de servidor público.

O empréstimo consignado foi idealizado para diminuir o endividamento de grande parcela da população brasileira e que foi posta em prática por meio da medida provisória nº 130/2003.
O empréstimo só pode ser concedido desde que não ultrapasse 35% da renda mensal do solicitante e é descontado diretamente na folha de pagamento ou benefício do INSS. Desse limite da renda mensal, é obrigatório o uso de 5% em um cartão de crédito consignado.

O parcelamento do empréstimo é mais generoso do que os convencionais podendo chegar até 72 parcelas no Armazém do Crédito, dependendo da categoria.

Há também um teto para cobrança de taxa de juros com todas as despesas envolvidas no contrato, o chamado Custo Efetivo Total (CET). Saiba mais a respeito em: O que é Empréstimo Consignado e 5 motivos para adquirir empréstimo consignado.

Outros benefícios

Fecha a lista de benefícios ao funcionário público, ativo e inativo, da prefeitura de São Paulo a isenção para contribuição ao Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) e a possibilidade de inclusão de nome de uso social para travestis e transexuais.

Conclusão

Mais do que estabilidade, bons salários e aposentadoria diferenciada, os benefícios dos funcionários públicos da prefeitura de São Paulo também incluem:

Ø    Adiantamento do 13º;
Ø    Auxílio-Acidentário;
Ø    Auxílio Doença;
Ø    Isenção de impostos;
Ø    Pensão Mensal;
Ø    Salário Esposa;
Ø    Salário-Família;
Ø    Empréstimo Consignado;
Ø    Contribuição isenta ao HSPM;
Ø    Inclusão de nome social para travestis e transexuais.







Comentários