Crédito consignado vale a pena?


Por que o crédito consignado vale a pena?

Em tempos de crise é normal que surja dúvidas quanto a adquirir dívidas em longo prazo e questões como se crédito consignado vale a pena venham à tona.

Claro que o ideal é ter as contas em dia e contar com os recursos necessários para fazer os investimentos de que precisa ou sonha e não precisar recorrer a empréstimos, mas são raras as vezes que tudo sai como o planejado e constantes são os casos que despontam imprevistos.

E diante do aperto econômico as opções não são muitas e é preciso escolhê-las com sabedoria. Por isso, se ler este presente texto para chegar a uma conclusão sobre se crédito consignado vale a pena por considerá-lo como uma das alternativas para sair do sufoco, age de maneira correta, pois quanto mais informação, menos riscos.

Vale a pena ou não?

Cada caso requer uma análise cuidadosa, porque precisa analisar valores, planejamento etc. Uma boa forma de tirar conclusões é avaliar as vantagens e desvantagens em comparação as outras linhas de crédito ou das outras possibilidades.

Se acredita que a contratação de empréstimo é o caminho que irá melhor atender as suas expectativas e necessidades, há indícios suficientes para se afirmar que o crédito consignado vale a pena.

Vejamos alguns deles a seguir:

Juros inigualáveis

Um dos grandes pontos a favor ao se analisar se crédito consignado vale a pena.
 É ponto pacífico: os juros são os mais baixos que se tem notícia no mercado. Não há outra modalidade de crédito que se compare em tal quesito.

É previsto em lei a fixação de um teto, um limite, para a cobrança de juros para essa linha de empréstimo, atualmente de 2,08% para aposentados e 2,05% para servidores públicos, além de existir a obrigatoriedade de que o gasto mensal com o pagamento do débito não exceda 35% da renda líquida, o que é ótimo para garantir a estabilidade do poder de renda.

Outra vantagem do crédito consignado referente aos juros é de que estes são pré-fixados.
O contratante tem ciência do valor exato do que lhe será cobrado ao assinar a papelada do empréstimo e não corre o risco de ser surpreendido de um mês para o outro com variações exorbitantes das taxas. O valor acertado de início se mantém até o final.

Condições de pagamento excelentes

Outro motivo que justifica favoravelmente se o crédito consignado vale a pena são as condições de pagamento.

Não há a possibilidade de endividamento e consequente negativação do nome, porque a mensalidade é descontada diretamente na folha de pagamento ou benefício do INSS, o que evita atrasos e o uso indisciplinado dos recursos para outros fins.

Conta a favor também o prazo de pagamento.

Generosíssimo.

Pode chegar até 72 vezes no Armazém do Crédito.

Rapidez surpreendente

Se o problema é urgência, o crédito consignado com certeza valerá a pena. Porque o seu uso mais comum é justamente para suprir emergências.

Como os riscos dessa operação são baixos para as instituições financeiras e há a ciência por parte destas de que o uso do crédito normalmente é para “apagar incêndios”, a liberação costuma ser rápidas, as vezes, o dinheiro é depositado no mesmo dia.

Sem restrições de nome

O seu maior entrave é por estar com o nome sujo? Sem dúvida o crédito consignado vai valer a pena para você. Pois aceita-se pessoas com nomes negativados, muitas vezes nem se consulta os órgãos de proteção ao crédito, porque a garantia do pagamento das parcelas, por serem descontadas diretamente na folha de pagamento, torna a questão irrelevante.

Conclusão

Para avaliar se o crédito consignado vale a pena recomenda-se avaliar os seus diferenciais em relação as outras modalidades de crédito. Os pontos positivos que mais se destacam:

ü  Juros baixos;
ü  Juros pré-fixados;
ü  Limite de gastos que preserva a renda mensal;
ü  Evita a inadimplência;
ü  Prazo de pagamento generoso;
ü  Pouca burocracia;
ü  Aceita negativados.

Se ficou interessado em adquirir crédito consignado, faça uma simulação clicando aqui. Quer saber mais sobre o tema? Leia O que é empréstimo consignado? Gostaria de mais detalhes sobre o Armazém do Crédito? Consulte O Armazém do Crédito é confiável?



Comentários