Qual a idade para aposentadoria atualmente?


Você qual a idade para aposentadoria atualmente?

Uma questão rotineira que atravessa gerações de trabalhadores, principalmente com a aparição dos primeiros fios brancos, é sobre a idade para aposentadoria.

Como o sistema previdenciário brasileiro comporta mais de um tipo de aposentadoria, a por idade e por tempo de serviço, e como a questão da previdência é motivo de debates acalorados no meio político e alvo permanente de propostas reformistas, é comum que algumas pessoas se confundam ou não tenham convicção sobre a informação que detêm. 

Para esclarecer essa questão, o post de hoje do Armazém do Crédito irá expor a idade para aposentadoria para homens e mulheres.

Veja abaixo.

A idade para aposentadoria

Como expresso nos parágrafos acima, existem dois caminhos para se obter a aposentadoria no Brasil, por tempo de serviço e por idade. Exigi-se 35 anos de contribuição do trabalhador (a) para que possa pleitear a merecida inatividade remunerada.

No entanto, esse modelo por tempo de serviço é avaliado pelo Estado brasileiro como prejudicial as contas públicas, pois permite que o trabalhador se aposente mais cedo do que o ideal. Por exemplo: o cidadão começa a trabalhar com 18 anos e nesse modelo por tempo de serviço irá se aposentar com 53.

Para estimular os cidadãos ativos no mercado de trabalho a se aposentar mais tarde, a legislação inclui nos cálculos da aposentadoria por tempo de serviço o fator previdenciário, cálculo que no fim das contas abocanha considerável fatia da renda a ser paga mensalmente.

Para escapar do fator previdenciário o caminho é atingir a idade para aposentadoria recomendada pela previdência.

·                    Homens: 65 anos.
·                    Mulheres: 60 anos.
Um post interessante para ficar ainda mais inteirado do assunto é: Saiba o que é e como funciona a aposentadoria 85/95.

Os direitos do aposentado

Se percebeu que está próximo de alcançar a idade para aposentadoria, deve ficar interessado sobre os principais direitos que terá em breve.

São eles:

·                    Atendimento preferencial em bancos, lotéricas, hospitais, supermercados, em atrações artísticas.
·                    Vaga preferencial em estacionamentos públicos e privados;
·                    Gratuidade em transporte público;
·                    Crédito consignado.

Não sabe o que significa esse último?

Crédito consignado

O crédito, ou empréstimo consignado, é uma modalidade de crédito especial para aposentados, pensionistas, militares e funcionários públicos e que concede benefícios exclusivos.

Esse crédito foi idealizado para ajudar essas categorias a conter a inadimplência ou obter crédito rápido para situações emergenciais. O crédito consignado se vale da estabilidade de renda do público a qual se destina para que possa fornecer as vantagens que as outras linhas de crédito não têm condições de igualar.

Como a renda é garantida, ou muito provável, as parcelas do crédito contratado são descontados diretamente na folha de pagamento ou benefício INSS, garantido que sejam pagas no dia de vencimento e impossibilitando que a quantia seja usada para outros fins.

Tal garantia permite que as agências de crédito forneçam os seguintes benefícios:

·                    Cobrança da menor taxa de juros do mercado;
·                    Juros pré-fixados (não alteram de um mês para outro, se mantêm estáveis até o fim do contrato independente das oscilações da economia);
·                    Prazo de pagamento diferenciado (pode chegar a até 96 meses);
·                    Cartão de crédito sem anuidade ou taxa de manutenção (a depender da categoria);
·                    Sem consulta de nome (portanto, aceita negativados);
·                    Liberação de crédito rápida (muitas vezes no mesmo dia de contratação).

Como solicitar crédito consignado?

Para adquirir o crédito consignado você precisa se dirigir a uma instituição financeira que trabalhe com tal modalidade, como o Armazém do Crédito, correspondente autorizado do Banco Itaú BMG Consignado S.A, com mais de 15 anos de experiência em serviços de contratação de empréstimo, solicitar uma análise de crédito (procedimento que pode ser feito online, com resposta em poucos minutos, sem compromisso ou cadastro), acertar os valores, prazo de pagamento, entregar a documentação necessária e assinar o contrato.

Como informado, a análise de crédito pode ser feita online e também há um simulador gratuito que lhe informa os valores, mensalidades, prazo de pagamento etc, sem necessitar de contato com algum atendente ou informar dados pessoais. Basta clicar aqui.

Caso tenha dúvidas, consulte nossa página de perguntas frequentes e entre em contato com a agência, por chat, Whatsapp, telefone ou email. Se preferir, há a página oficial do Facebook.

Conclusão

A aposentadoria por tempo de serviço necessita de 35 anos de contribuição a previdência, mas nesse caso inclui-se o fator previdenciário nos cálculos para determinar a renda que terá direito mensalmente.

Para aposentar-se sem o fator previdenciário é preciso atingir a idade para aposentadoria. No caso de homens, 65 anos, mulheres, 60.

Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe, opine. Leia mais de nossa sessão sobre aposentadoria. Seu apoio é muito importante para nós.



Comentários