Existe um Portal do Consignado para cada estado?


Cada estado da Federação tem um portal do Consignado próprio?

           Os funcionários e servidores públicos do Estado de São Paulo sabem que existe uma página exclusiva na internet,
Portal do Consignado, desenvolvida pelo governo estadual, para que possam tirar todas as dúvidas a respeito de crédito consignado.

Modalidade de crédito acessível somente para algumas categorias:

·                    Aposentados;
·                    Pensionistas;
·                    Militares;
·                    Servidores e funcionários públicos.

Seletividade que se dá em razão do modelo de cobrança de tal linha de crédito, que desconta diretamente na folha de pagamento ou benefício as mensalidades do empréstimo, impossibilitando que os recursos para quitar os valores acordados sejam sacados para utilização em outro fins, o que garante o pagamento da dívida na data de vencimento, mas para que o sistema de cobrança possa dar mais garantia de recebimento para os credores é necessário contar com a estabilidade do cargo ou renda dos contratantes.

Dessa forma, é possível, em contrapartida oferecer vantagens exclusivas como:

·                    Cobrança de juros baixos.
·                    Prazo de pagamento diferenciado (pode chegar a 96 meses);
·                    Cartão de crédito sem anuidade (a depender da categoria);
·                    Sem consulta de nome;
·                    Liberação de crédito (as vezes, no mesmo dia de contratação).

Caso não tenha utilizado ainda o Portal do Consignado e não saiba exatamente os recursos que tem, sugerimos a leitura de O que é e para que serve o Portal do Consignado.

Mas será que todos os estados da Federação têm uma página exclusiva semelhante, com o mesmo nome e endereço eletrônico, alterando apenas a sigla estadual?

Veja a seguir se há Portal do Consignado em todos os estados do país.

Portal do Consignado no Brasil

Sim, como o crédito consignado se estende a todas categorias de funcionário e servidor público, municipal, estadual e federal, no Brasil, há em cada estado páginas e sessões inteiramente dedicadas a tratar desse assunto e de acesso exclusivo dos agentes públicos.

No entanto, o modelo dessas páginas são elaboradas e implementadas da forma autônoma, não sendo obrigadas a seguir o mesmo modelo do Portal do Consignado de São Paulo. Algumas têm o domínio completamente diferente e muitas estão hospedadas somente dentro da página principal dos servidores públicos, que tratam de diversos assuntos referentes ao funcionalismo.

Veja alguns exemplos:

Consiglog (BA).

Outra opção

Caso enfrente dificuldades para localizar essas páginas em seu estado ou para efetuar o cadastro de acesso (é preciso fazer um cadastro para ter acesso aos recursos dessas páginas), um caminho mais rápido para obter as informações que procura sobre essa linha de crédito é acessar os sites das agências que trabalham com empréstimo consignado.

Um bom exemplo é a página do Armazém do Crédito. Há um link para o blog da agência que publica diariamente conteúdo para esclarecer dúvidas sobre empréstimo consignado, aposentadoria, funcionalismo público e sobre as Forças Armadas.

Há também disponível uma ferramenta de simulação de empréstimo gratuita. Basta informar o valor pretendido, a renda mensal e o cargo que ocupa e em poucos instantes o resultado será gerado. E mais, o simulador inclui nos cálculos todos os encargos obrigatórios para liberação do crédito, como juros e o Custo Efetivo Total (CET).

Para quem deseja saber sobre sua margem consignável, é possível solicitar uma análise de crédito online. O tempo de resposta é de poucos minutos e não é necessário fazer cadastro. Confira.

 Conclusão

O Portal do Consignado é uma página exclusiva dos servidores públicos de São Paulo que contêm informações sobre crédito consignado e condições de contratação.

Nos outros estados existem páginas semelhantes, mas com domínios diferentes ou hospedadas no site raiz do funcionalismo público da região.

Caso tenha dificuldade de acesso em páginas como o Portal do Consignado, uma alternativa é procurar por sites de agências de crédito, como o Armazém do Crédito, que deixa a disposição do público ferramentas de simulação gratuitas e análise de crédito online.

Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio é fundamental para nós.


Comentários