Servidor público: já usou o Portal do Consignado?


Você sabe do que se trata o Portal do Consignado, servidor público?


Você, que é servidor público, além dos benefícios que te estimularam a seguir na carreira pública, tem direito a utilizar uma linha de crédito especial com vantagens exclusivas: o crédito consignado.

E para ter conhecimento das condições e lugares indicados para fazer a contratação desse crédito foi criado um site exclusivo para os servidores públicos do Estado de São Paulo: o Portal do Consignado.

Mas o que é exatamente esse crédito e qual a utilidade do Portal do Consignado?

É o que vamos responder a seguir.

Siga na leitura.

O crédito consignado

A modalidade de crédito em questão é voltada exclusivamente para as categorias que contam com a estabilidade do cargo ou renda. Porque o modelo de cobrança do crédito consignado, para cumprir com o seu propósito, a época de sua criação, de reduzir e evitar a inadimplência e conceder vantagens exclusivas aos beneficiários está ancorado na questão da estabilidade.

Em tal modelo, o débito das parcelas do crédito adquirido é descontado diretamente na folha de pagamento ou benefício INSS, evitando que o contratante deixe de honrar com o seu compromisso, seja por esquecimento, seja por utilizar os recursos depositados em conta para outras finalidades.

Essa garantia do recebimento das parcelas, uma vez que a renda do beneficiário é garantida ou praticamente garantida, reduz significativamente o risco da operação para as instituições financeiras que trabalham com esse crédito, o que afeta diretamente a taxa de juros a ser aplicada.

Por essa razão, o crédito consignado é:

·                    A linha de crédito com os juros mais baixos do mercado;
·                    A linha de crédito com o maior prazo de pagamento;
·                    A linha de crédito que concede um cartão de crédito especial (restrito a algumas categorias);
·                    A linha de crédito que aceita nomes negativados;
·                    A linha de crédito que menos sofre com burocracia.

O Portal do Consignado

Para facilitar o gerenciamento de informações a respeito do crédito consignado e prevenir os servidores contra golpes, foi criado o Portal do Consignado, para acesso exclusivo dos servidores públicos municipais e estaduais de São Paulo.

Mas qual a utilidade do Portal do Consignado?

A página serve para fornecer informações básicas, como as que leu até aqui, sobre a linha de crédito especial, acesso a lista de agências de crédito autorizadas pelo Banco Central a trabalharem com a modalidade, acesso a simulações de empréstimo para que encontre as propostas mais compatíveis as suas pretensões e fornecimento de sua margem consignável.

A margem consignável é o valor limite que poderá contratar. Essa margem é calculada baseada na sua renda mensal. Para evitar endividamento e prevenção de danos em caso de fraudes, foi estabelecido que o valor da parcela a ser paga não pode superar 30% da renda do contratante (ou 35% caso tenha direito ao cartão de crédito consignado. Para saber se tem direito, clique aqui.)

No Portal do Consignado, ao fazer o cadastro na página e informar os seus dados básicos, poderá consultar essa margem e ter acesso a todas as informações citadas.

No post Portal do Consignado: 1º acesso, fizemos o passo a passo para fazer o cadastro no site.
Mas caso queira um caminho mais rápido, menos burocrático, para obter sua margem consignável e acesso a ferramentas de simulação, veja o tópico abaixo.

O caminho mais rápido

Caso esteja com dificuldades para acessar o Portal do Consignado ou tenha urgência em receber as informações de que necessita, recomendados que leia nossa sessão de crédito consignado, onde abordamos vários aspectos sobre essa linha de crédito. Caso queira informação mais específica, solicite uma análise de crédito diretamente a uma agência do ramo. No Armazém do Crédito, por exemplo, a análise é feita em questão de minutos e o solicitante recebe o informe no mesmo dia e já com uma proposta formalizada. Não é necessário fazer cadastro. Faça o teste!

Mas se já tem ciência do valor limite que pode contratar e gostaria de saber apenas a quantidade de parcelas e os juros a serem cobrados, o que precisa é usar um simulador de empréstimo consignado.

As agências de crédito costumam deixar a disposição em suas páginas oficiais simuladores gratuitos.

No Armazém do Crédito, basta informar o valor pretendido e sua renda mensal. Não solicita nome, email, idade etc. Tudo muito prático. Experimente clicando aqui.

Conclusão

O Portal do Consignado é uma página exclusiva dos servidores públicos municipais e estaduais de São Paulo para que obtenham informações sobre crédito consignado, para que façam gerenciamento de empréstimos, para que tenham acesso a lista oficial de instituições credenciadas pelo Banco Central, acesso a simuladores online e a margem consignável.

Um meio mais rápido de adquirir os dados necessários para a contratação do serviço, com segurança, é conferir o conteúdo publicado pelas agências do ramo, como o do Armazém do Crédito, solicitar uma análise de crédito ou usar um simulador gratuito.

Esse conteúdo foi útil para você? Curta, avalie, opine. Se ficou com dúvida, envie-nos uma mensagem ou deixe um comentário.

Sua participação é muito importante para nós.






Comentários