Empréstimo consignado: valor máximo


Veja se há um valor máximo para se adquirir no empréstimo consignado.

Uma dúvida recorrente as pessoas que pretendem contratar um empréstimo consignado é se existe um valor máximo ou mínimo a se liberar. Muitas desconhecem os trâmites burocráticos dessa transação financeira e os critérios adotados por nunca terem utilizado o serviço ou por o terem utilizado há muito tempo.

No post de hoje do Armazém do Crédito, a questão se há um valor máximo a ser liberado para empréstimo consignado e, se sim, qual é esse limite e os critérios para defini-lo será abordada.
Saiba a seguir se há um valor máximo para empréstimo consignado.

Sobre o valor máximo

De modo objetivo, sim. Há um valor máximo para empréstimo consignado. E esse limite é imposto pela Lei 13.172. As instituições financeiras não podem liberar o crédito se infligir o legislado da lei citada, sob pena de sujeição a processos judiciais.

E quais os critérios do valor máximo?

O cálculo para se determinar o valor máximo do empréstimo consignado a ser liberado ao requerente do serviço se baseia na sua renda mensal. A lei determina que o valor da parcela do empréstimo não pode exceder 35% da renda mensal, sendo 30% para desconto da mensalidade bruta e 5% para uso do cartão de crédito consignado.

Para fazer o cálculo é simples: pegue o valor pretendido e divida pelo número máximo de parcelas permitidas, que podem chegar até 96 meses. Se o resultado for superior a 35% de sua renda, significa que o valor ultrapassou o teto prefixado.

Saiba mais a respeito em: Como calcular empréstimo consignado?

Mas não pense que você é obrigado a pegar a calculadora ou fazer cálculos mentais para descobrir qual é o seu valor máximo para empréstimo consignado. Existem simuladores gratuitos que fornecem resultados em segundos! Experimente.

E por que há esse limite?

A Lei que impõe essa restrição foi idealizada para proteger os contratantes do crédito de eventuais abusos ou investimentos de risco com grandes chances de colocar o consignatário em situação de extrema fragilização econômica.

É preciso entender um pouco do processo de cobrança da linha de crédito em questão para entender o risco de não se determinar um valor máximo para empréstimo consignado.
Você pode se aprofundar no assunto em: O que é empréstimo consignado?

De modo breve, o desconto das mensalidades é feito diretamente na folha de pagamento ou benefício INSS, o que impossibilita o contratante de reter essa quantia para investir em outro fim. Imagine a situação de você ter usado todos os recursos do empréstimo e ter que se virar com apenas 10% do seu salário pelos próximos 30 meses? Certamente irá se endividar para manter as contas em dia ou terá o nome negativado, além das possíveis necessidades básicas que poderá passar. Pelo cálculo do Estado, é provável que venha solicitar a apoio das forças públicas e gerar mais gastos. A lei pode ser vista não só como uma medida de proteção, mas como uma medida de prevenção quanto aos gastos da máquina pública.

Conclusão

Sobre a dúvida se há valor máximo de liberação para empréstimo consignado, a resposta é sim, há. E o critério para definir esse valor leva em conta a renda mensal do solicitante. As parcelas não poderão exceder 35% do salário fixo.

A melhor forma de fazer é o cálculo é usar os simuladores gratuitos de empréstimo consignado.

Esse conteúdo foi útil para você? Então, curta, compartilhe, opine. Seu apoio faz a diferença.



Comentários