É permitido usar o FGTS como garantia de empréstimo? Quais seriam as vantagens? Saiba aqui!


Saiba as vantagens de usar FGTS como garantia de empréstimo consignado.

Muitos se perguntam se aquele dinheiro acumulado na conta do FGTS pode ser usado para outros fins que não sejam financiar uma casa, segurar a barra no desemprego ou no caso de catástrofes naturais, enfermidades etc, quando se encontra em situação de estabilidade, de bens duráveis adquiridos e pagos ou completamente fora dos planos, porque esse dinheiro certamente poderia fornecer grande ajuda.

E a resposta é, sim, é possível utilizar esse saldo em situação diversa das apontadas. É permitido usar o FGTS como garantia para empréstimo consignado.

É uma novidade que foi liberada por meio de decreto no ano de 2017 e contribui para que trabalhadores consigam adquirir o crédito de forma mais rápida e obter mais vantagem.

Mas quais são as condições para usar o FGTS como garantia para empréstimo consignado e quais os benefícios que concede?

Veja a seguir.

Regras do FGTS para empréstimo consignado

Entenda bem o que significa a frase “utilizar FGTS como garantia de empréstimo consignado”. Você não será obrigado a usar o seu saldo ou parte dele nessa operação. A chave da frase é “garantia”, a instituição financeira reterá o valor como garantia e somente o utilizará no caso do contratante não conseguir quitar as parcelas até o fim do contrato.

E não é todo o saldo do FGTS que fica retido: o limite é de 10% do valor total depositado na conta.

Se caso esse percentual for maior do que o valor integral do empréstimo, o excedente é depositado na conta do contratante.

E não é só O FGTS que pode ser usado como garantia para empréstimo consignado, a multa rescisória de eventual demissão sem justa causa pode também ser aplicada para essa finalidade. E ao contrário do FGTS, não há um limitador. É liberado o uso de 100% da quantia.

Quais são as vantagens?

As vantagens de usar o FGTS como garantia para empréstimo consignado é que tal operação proporciona maior segurança para a financeira, diminui o risco do investimento, o que agiliza a liberação do recursos e principalmente: reduz juros.

É o velho cálculo do mundo das finanças: a taxa de juros é proporcional ao risco, se grande, juros elevados, se baixo, juros nanicos.

E em tempo de cartão de crédito com mais de 200% de juros ao ano e cheque especial ultrapassando a marca de 300%, tal vantagem não é para se menosprezar.

 Quem pode usar o FGTS como garantia para empréstimo consignado?

Todo trabalhador que seja beneficiário do FGTS, no entanto, há uma escala de prioridades. Famílias de baixa renda ou com imóveis abaixo do limite de 10%, idosos, mulheres chefes de família e deficientes têm preferência de atendimento.

Como faço para solicitar a liberação do uso do FGTS como garantia?

Primeiro você tem que conferir se a sua empresa tem convênios com agências de crédito que trabalham com empréstimo consignado.

O jeito mais rápido e certeiro para conseguir tal informação é se dirigir ao setor de Recursos Humanos (RH).

Recebendo resposta afirmativa, caberá a você escolher as melhores propostas, valores, juros etc, das instituições parceiras listadas.

Em seguida, entrar em contato com a instituição escolhida para tirar todas as dúvidas referente as cláusulas do contrato.

Por fim, terá que entrar em contato com a Caixa Econômica Federal e solicitar a liberação do uso do FGTS para garantia de empréstimo consignado.

Conclusão

É possível utilizar o FGTS como garantia para empréstimo consignado e a multa rescisória de eventual desligamento sem justa causa na empresa. No caso do primeiro, há um limite de 10% do saldo em conta e no segundo, não há margem limite.

As vantagens de se utilizar o FGTS como garantia para empréstimo consignado é a liberação mais rápida de crédito e diminuição da taxa de juro.

Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe, prestigie nossa página oficial no Facebook e fique por dentro das últimas novidades do blog.

Comentários