Como conseguir empréstimo consignado pela empresa?

Saiba o que fazer para conseguir empréstimo consignado via empresa privada.

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito especial que concede benefícios únicos, como carga de juros mais barata (em relação as outras linhas de crédito disponíveis no mercado), forma de pagamento diferenciada (pode chegar até 96 meses), cartão de crédito sem anuidade (a depender da categoria) e outros benefícios (que podem ser conferidos em:
5 motivos para adquirir empréstimo consignado) e é destinado para algumas categorias:

·                    Aposentados;
·                    Pensionistas;
·                    Servidores públicos;
·                    Servidores militares.

Mais sobre o assunto em: O que é empréstimo consignado?

Isso significa que não é possível conseguir empréstimo consignado pela empresa não estando incluído nos segmentos listados acima?

De fato o crédito é destinado especialmente para as categorias mencionadas porque o seu modelo de cobrança cumpre com o objetivo proposto no ato de elaboração de tal modalidade de crédito, diminuir a inadimplência de parcela expressiva da população brasileira, ao se valer da estabilidade do cargo, de renda, dessas categorias, o que proporciona segurança as instituições financeiras e facilidades aos beneficiados.

Mas isso não significa que trabalhadores da rede privada não tenham nenhuma possibilidade de conseguir empréstimo consignado pela empresa.

Saiba mais a respeito a seguir.

Consulte a empresa

Uma das formas de obter empréstimo consignado pela empresa é verificar se esta é conveniada com uma consignatária autorizada a trabalhar com a modalidade de crédito, pois sem um convênio firmado entre as instituições não é possível contratar o crédito.

Você pode entrar em contato no setor de Recursos Humanos (RH) e se informar a respeito.

Se a empresa tiver uma parceria ativa, bastará formalizar o pedido de empréstimo, apresentar a documentação necessária, acertar um valor que atenda aos requisitos mínimos para viabilizar a liberação do empréstimo e aguardar a averbação do contrato por parte da empresa (que pode autorizar ou não).

Com o contrato averbado, os valores referentes aos pagamentos das parcelas do empréstimo passarão a ser descontados diretamente na folha de pagamento. A empresa, uma vez ciente do empréstimo assinado, transferirá automaticamente a quantia para a agência de crédito.

E se não tiver convênio?

Significa que seria impossível conseguir empréstimo consignado pela empresa? Não há restrição legal que impeça um empreendimento privado de firmar um convênio com uma instituição que trabalhe com a linha de crédito em questão.

A empresa poderá entrar em contato e assinar um acordo para conceder o benefício aos seus funcionários. Caberá ao interessado fazer a solicitação e persuadir o empregador sobre as vantagens que ambas as partes podem obter em acordo de tal espécie.

Detalha-se que o valor a ser descontado mensalmente na folha de pagamento não pode exceder 35% da renda mensal do empregado e em caso de rompimento empregatício antes do término das parcelas do empréstimo, a empresa, dependendo da natureza do contrato assinado, poderá quitar o valor parcial ou integral da dívida restante usando até 30% da verba rescisória.

Se ainda restar débito, cabe negociação com a agência credora.

Conclusão

É possível conseguir empréstimo consignado pela empresa mesmo se não pertencer a uma das categorias para as quais o crédito é especialmente voltado:

·                    Aposentados;
·                    Pensionistas;
·                    Servidores públicos;
·                    Servidores militares.

Para isso, a empresa deverá ter um convênio estabelecido com uma das instituições de crédito autorizadas a trabalhar com empréstimo consignado.

Caso o empregador não tenha convênio firmado, não há impedimento legal que o impeça de entrar em contato com uma das financeiras e estabelecer uma parceria. Cabe ao interessado fazer a solicitação para conseguir empréstimo consignado pela empresa.

Gostaria de fazer uma simulação de empréstimo consignado? Acesse a ferramenta gratuita do Armazém do Crédito ou peça uma análise de crédito diretamente no site da agência.

Se gostou do conteúdo, curta, compartilhe, opine, aproveite o espaço. Sua opinião é muito importante para nós.

Comentários