Quais as diferenças entre bombeiro civil e militar?


Entenda quais são as diferenças entre bombeiro civil e militar.

Talvez você pense que bombeiro é tudo igual, ou que tenha apenas uma categoria: os de uniforme cinza perfurando fileiras de trânsito na cidade com o caminhão encarnado ao som de sirene estrondosa e ecoante, ou talvez confunda uma das categorias com os paramédicos. Mas existe uma distinção, segmentos nessa atividade tão nobre e importante para a sociedade: bombeiro militar e civil.

Mas qual a diferença entre eles? O que cada um faz exatamente e como é forma de ingresso?

Saiba a seguir as diferenças entre bombeiro militar e civil.

Campo de atuação bombeiro civil

Uma das diferenças entre bombeiro militar e civil é que esse último presta socorro em locais mais restritos, como em empresas, estabelecimentos comerciais, hospitais, estádios etc. Geralmente são profissionais contratados por uma companhia para ficar de prontidão em caso de emergência ou para providenciar medidas de prevenção para possíveis acidentes.

O treinamento deles é mais focado em prestar primeiros socorros.

Para se tornar um bombeiro civil

Outra diferença em relação ao bombeiro militar é na forma de ingresso na carreira. Para se habilitar como um bombeiro civil é preciso dedicar-se a alguns cursos técnicos exigidos na área para poder se candidatar as oportunidades momentâneas.

Campo de atuação bombeiro militar

O bombeiro militar tem um campo de atuação mais amplo, sendo inclusive acionado para prestar auxílio nos locais que os bombeiros civis trabalham, no caso de incêndios. Os bombeiros militares são servidores públicos e, por isso, são obrigados a fornecer socorro para a população em geral, pouco importando a localização da ocorrência.

O bombeiro militar fica instalado em quartéis próprios espalhados pela cidade onde podem, nem todos, protagonizar o momento icônico de deslizar celeremente por um cano de aço rumo ao caminhão encarnado para atender o alerta.

Para se tornar um bombeiro militar

Para se tornar um bombeiro militar é necessário se submeter ao um processo seletivo, concurso público, que colocará a prova as capacidades físicas, psicológicas e intelectuais.

Se aprovado, o ingressante deverá fazer um curso de formação de bombeiro militar, que normalmente dura alguns meses, para poder ser integrado a um quartel e ficar a disposição para atender aos chamados de socorro.

Vantagem do bombeiro militar

Como informado, o bombeiro militar é um servidor público e conta com os benefícios característicos dessa categoria, um deles é o crédito consignado.

É uma modalidade de crédito especial que tem como fator primordial para a concessão das diversas vantagens que proporciona aos seus beneficiários a estabilidade do cargo do servidor público. A garantia de uma renda mensal possibilita cobrança de juros significativamente menores, os mais baixos do mercado, prazo de pagamento diferenciado, até 96 meses, cartão de crédito sem taxa de manutenção ou anuidade e sem restrição de nome por motivo de inadimplência, isto é, aceita negativados.

Confira mais a respeito em: O que é empréstimo consignado?

Conclusão

As diferenças entre bombeiro militar e civil diz respeito ao campo de atuação de cada um: os civis são treinados para prestar primeiros socorros e trabalhar em locais de administração privada, como empresas, estabelecimentos comerciais, estádios etc, enquanto os militares, por serem servidores públicos, atendem a população em geral mesmo em regiões que tenham apoio dos bombeiros civis, no caso de incêndios.

Outra diferença versa na forma de ingresso para trabalhar no setor. Os bombeiros civis precisam praticar cursos técnicos de formação e concorrer por vagas no mercado de trabalho; já os bombeiros militares precisam prestar concurso público e concluírem o curso de formação depois de aprovados.

Uma das vantagens que os bombeiros militares têm é o direito ao crédito consignado, modalidade de crédito especial com os juros mais baixos do mercado, prazo de pagamento diferenciado e cartão de crédito exclusivo. Não há recusa de nomes negativados.

O conteúdo foi útil para você? Curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.




Comentários