É possível cursar faculdade no exército?


É possível fazer faculdade estando no exército?

O período de alistamento militar pode significar momentos de apreensão por ser obrigatório. Se o possível candidato for selecionado e estiver cursando faculdade, logo a primeira dúvida que irá surgir é: posso cursar faculdade servindo no exército?

Outra situação é de um servidor de quartel despertar interesse sobre determinado assunto ou profissão e se sentir estimulado a iniciar os estudos em uma faculdade. E dúvida parecida surge: posso fazer faculdade no exército?

Porém mais do que possíveis restrições no estatuto militar, outra preocupação comum em ambos os casos é se há tolerância por parte das instituições de ensino quanto a rotina peculiar de um servidor das forças armadas, que é obrigado a fazer plantões, cumprir semana de internato, de acampamento, participar de eventos obrigatórios, missões, entre outras atividades que o alto comando possa requerê-lo, rotina que significa muitas aulas perdidas.

Tire essas dúvidas e saiba se é possível cursar faculdade no exército a seguir.

Sobre faculdade no exército

É possível nas duas situações citadas o servidor cursar ou continuar cursando faculdade no exército, no entanto não poderá faltar as atividades inerentes do cargo e nem estudar no mesmo turno que ocorrem os exercícios.

Ou seja, será necessária muita força de vontade, foco e disciplina (características indispensáveis em um militar, não é mesmo?) para fazer faculdade no exército, pois a carga horária de tarefas será puxada, dobrada. Depois de um dia inteiro de ralação em atividade bruta, especialmente nos primeiros meses de ingresso, terá que se encaminhar diretamente para a aula ou virar noites inteiras recuperando o conteúdo perdido em decorrências das faltas inevitáveis para cumprir com suas obrigações no quartel.

O lado da faculdade

Já para a questão do rigor da faculdade quanto as ausências impreteríveis, perda de conteúdo e falta em dia de prova, normalmente as instituições de ensino são flexíveis quando se deparam com o caso de aluno fazendo faculdade e servindo ao exército por conhecerem as peculiaridades de seu posto que dificultam o acompanhamento ininterrupto das aulas. O exército concede comprovante que identifica o servidor como ativo das forças armadas para que apresente no centro de ensino.

 É possível repor aulas que descontem na soma de faltas e remarcar datas de provas para que exerça os exames em locais reservados para atender as suas necessidades.

É comum também que as faculdades ofereçam condições especiais de financiamento e abatimento de valores nas parcelas da graduação em razão da estabilidade que o cargo nas forças armadas propicia ao servidor. Essa condição significa menos riscos de inadimplência o que favorece a concessão de benefícios diferenciados.

Essa característica do servidor público é atrativa não só para instituições de ensino, mas para agências de crédito que trabalham com modalidades especiais voltadas para a categoria. Saiba mais a respeito em 5 motivos para adquirir empréstimo consignado.

Um caminho mais fácil

Se a jornada intensa de obrigações no exército e de horas puxadas de estudos se mostrar muito extenuante, uma boa alternativa para quem quer ou precisa fazer faculdade no exército é se candidatar para ingressar no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR).

Trata-se de um centro de ensino voltado para as práticas de liderança de tropas em tempos de guerra ou paz. É necessário ter completado o ensino médio, passar por testes de capacidades e exames teóricos para ser aprovado e poder frequentar o CPOR. No entanto, o ingresso não será permitido se o servidor já estiver frequentando a faculdade no ato dos testes admissionais.

Ao ser aprovado e entrar na faculdade, poderá obter liberação para se dedicar aos seus estudos no período da tarde.

Conclusão

É possível cursar faculdade no exército desde que em período que não gere conflitos de agenda com as atividades obrigatórias no quartel. É concedido comprovante para que o servidor apresente a instituição de ensino a respeito de sua filiação no quadro das forças armadas. Os centros acadêmicos costumam ser flexíveis quanto a computação das faltas e datas de provas por compreenderem as peculiaridades do setor em questão...

Você também pode se interessar: Saiba os principais direitos dos militares
Se gostou do conteúdo, curta, avalie, compartilhe. Seu apoio é muito importante para nós.






Comentários

  1. Conclusão: O jovem que estiver fazendo faculdade perderá um ano de estudo e isso é irrecuperável, devido à rotina intensa terá que trancar matrícula, e também não poderá fazer estágio remunerado em sua área partir do segundo semestre de uma faculdade por exemplo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Na volta não terá sua vaga garantida se for faculdade pública. E aí como fica? Não é melhor eles dispensarem que já está cursando faculdade e convocar quem não está estudando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem CPOR em alguns estados.

      Excluir
    2. Além o CPOR e NPOR você fica 10 meses no internato ou seja fica quase que inviável uma pessoa entrar no exercito por conta disso e mais fácil dependendo e se possível (é claro) e a pessoa servi depois de formado como militar temporário

      Excluir
  2. Por que só cursos ligados a medicina tem o privilégio de não servir? Quem cursa medicina, odontologia, enfermagem e veterinária pode pedir isenção, esse país é uma sacanagem, menospreza outros cursos... Brasil é o país onde se pode obrigar um aluno que estudou e entrou em uma federal a entrar onde não quer e ser obrigado a trabalhar, mas quem rouba, estupra e Mata não pode trabalhar? Sério isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que possa ser porque essas faculdades são, normalmente, durante a manhã e a tarde.

      Excluir
  3. Porque depois de formados, eles têm que trabalhar 1 ano de serviço obrigatório na área que formou

    ResponderExcluir
  4. Se eu entrar no exército com técnico de enfermagem e quiser fazer medicina o exército paga minha faculdade?

    ResponderExcluir
  5. Qualquer faculdade, com o curso cujo o horário de aula seja manhã e a tarde (integral) mesmo não sendo relacionado a are da medicina, é dispensado automaticamente?

    ResponderExcluir
  6. Eu não quero servir e só termino o ensino médio com 19 anos, por conta disso tem chance deles me dispensarem
    ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não interfere na decisão, tenho conhecidos que serviram e cursaram o ensino médio ao mesmo tempo.

      Excluir
  7. Pra quem é mulher e faz faculdade antes do alistamento, é possível conciliar? Vi que o CPOR/NPOR é só pra homens.

    ResponderExcluir
  8. Tem como entrar na faculdade de direito pelo exército?

    Eles paga a faculdade ou ganha desconto para paga a mensalidade da faculdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obvio que não, o exercito não te dá nenhum tipo de facilidade em comparação a isso

      Excluir
  9. Eu não vou deixa de estudar pra ficar igual palhaço pintando guia de rua, vão ter que me buscar de camburão.

    ResponderExcluir
  10. Ganhei uma bolsa na faculdade federal de engenharia mecânica e no mesmo tempo fui convocado pelo quartel, posso ser dispensado pois não tenho condições de pagar uma faculdade particular?

    ResponderExcluir
  11. faço faculdade de fisioterapia e queria fazer concurso, digamos que passei no concurso eu teria que trancar a faculdade ou dar pra conciliar os dois?

    ResponderExcluir
  12. Eu Faço Um Curso de Téc.de Enfermagem A Tarde 13 as 17 e Tem Estágio só de Manhã , Como Eu Vou Ir Para O TG e Fazer Estágio ?

    ResponderExcluir
  13. Tengo 26 años sou mulher concluir o ensino médio tenho alguns cursos porém ainda nem um técnico e nem faculdade mais ainda sim seria possível engessar na carreira militar mesmo temporário ou de título?! Ou posso começar alguma técnico ou faculdade e e entrar?! Por fa ir alguém poderia me dar uma luz e meu sonho porém não vejo como realizá-lo

    ResponderExcluir
  14. Ouvi dizer que se eu cursar algum curso superior e enviar um requerimento para o exercito eu posso cursar até o fim e depois sou obrigado a servidor, será que isso é verdade?

    ResponderExcluir
  15. Meu filho passou na federal, para o curso de desenvolvimento de sistemas , e ainda não foi dispensado , já peguei os documentos falando que ele foi aprovado , se o mesmo não for dispensado , a vaga dele é assegurada para o próximo ano ?

    ResponderExcluir
  16. Olá alguém consegue me informar se é possível entrar na CPOR fazendo algum curso superior EAD?

    ResponderExcluir

Postar um comentário