O que é e para que serve o Portal do Consignado?



Saiba o que é o Portal do Consignado e suas funcionalidades

Se você é servidor público, talvez já tenha ouvido falar sobre o Portal do Consignado, uma página de uso exclusivo para sua categoria referente a contratação de empréstimo consignado, linha de crédito especial para servidores públicos, aposentados e pensionistas, com juros mais atrativos, formas de pagamento diferenciadas e concessão de cartão de crédito sem anuidade ou taxa de manutenção.


Mas sabe o que significa essa página? Sabe como ela pode te ajudar a fazer a melhor escolha na hora de contratar um empréstimo consignado? Sabe como utilizá-la da melhor maneira?

É o que pretendemos explicar no post de hoje.

Confira a seguir o que é o Portal do Consignado e qual a sua utilidade.

O Portal do Consignado

O site nasceu com o intuito de facilitar o gerenciamento de dados e informações a respeito da contratação de crédito consignado, tanto para os servidores contratantes como para as agências contratadas.

Firmou-se, para este fim, uma parceria entre o Serviço de Controle de Consignações (SCC) e o Governo do Estado de São Paulo para que juntos pudessem viabilizar o projeto ao proporcionarem um sistema integrado reunindo informações tanto de servidores públicos como das concessionárias de crédito. A centralização desses dados agiliza o processo da contratação do serviço e reduz o risco de fraudes, pois em rápida pesquisa dentro do Portal do Consignado é possível visualizar boa variedade de propostas e somente instituições credenciadas pelo Banco Central (Bacen) são habilitadas para figurarem como opções viáveis nos mecanismos de busca da página.

As funcionalidades

Ao acessar o portaldoconsinado.org.br, você terá acesso a ferramenta de simulação de crédito consignado onde colocando o valor que pretende contratar, mais o limite de parcelas (informando a data inicial e data final), o sistema desfilará as propostas das agências de crédito assinalando valores, taxa de juros, prazo de pagamento, endereço, formas de contato etc.

No Portal do Consignado também é possível conferir a margem consignável, valor limite que se baseia no seu poder de renda atual (até 35% dos seus vencimentos) para a liberação de empréstimo, o andamento de outros contratos do gênero em vigor (quantas parcelas faltam para o encerramento das prestações, por exemplo, quantos novos empréstimos serão permitidos sem estourar o limite anteriormente citado).

Usando a ferramenta do Portal do Consignado

Para fazer uma simulação de empréstimo no Portal do Consignado, após o cadastro e ativação do login, você deverá acessar o menu e escolher a opção “Simulação de Empréstimos”. Na sequência, clique em “Calculadora de Empréstimo”.

Normalmente surge uma questão sobre a finalidade da simulação, se está interessado em contratar o crédito imediatamente, se se trata de uma pesquisa casual, se pensa em fechar um contrato dentro de alguns meses etc. Escolha a resposta que melhor lhe convém e aguarde a introdução dos campos em que deverá colocar o valor e o prazo de pagamento que necessita. Preenchido os dados, clique no botão “Simular” e aguarde o término da pesquisa.

Uma alternativa

Caso esteja enfrentando dificuldades para fazer o primeiro acesso no Portal do Consignado ou se o site estiver em manutenção, fora do ar por algum motivo ou simplesmente queira mais opções de consulta, não se desespere, pois há outras opções disponíveis na web e até com menos burocracia.

Algumas instituições financeiras, como o Armazém do Crédito, colocam a disposição do público simuladores online de empréstimo consignado, gratuitamente, sem necessidade de cadastro, login, senha etc. Basta informar o cargo que exerce, a renda mensal, o valor que pretende contratar que o simulador imediatamente gera o resultado com os valores e parcelas disponíveis - já com os juros e o Custo do Efetivo Total (CET) inclusos.

Esse é um aspecto importante, porque muitas ferramentas de simulação não incluem em suas projeções as taxas referidas acima, o que ocasiona números muitos discrepantes com a realidade na hora da contratação do serviço.


Conclusão

O Portal do Consignado é uma página idealizada para auxiliar os servidores públicos a obter informações pertinentes sobre empréstimo consignado, diminuir os riscos de fraudes e facilitar o contato entre consignados e consignatárias.

As funcionalidades do Portal do Consignado são:

ü    Cadastramento e troca de senha de acesso ao sistema;
ü    Consulta das consignações contratadas;
ü    Informações sobre endereço e contato das consignatárias;
ü    Consulta de margem consignável;
ü    Consulta de taxa do custo efetivo total praticada pelos bancos para obtenção de empréstimos.
ü    Simulações de empréstimos consignados.

Uma alternativa ao Portal do Consignado é consultar as ferramentas de simulação gratuitas das agências de crédito, como a do Armazém do Crédito, que em poucos minutos, sem burocracia, sem cadastro, sem perda de tempo, fornece as informações de que precisa. Faça uma simulação agora mesmo.


Comentários