O que é e como funciona o crédito consignado para servidor federal


Saiba como funciona o crédito consignado para servidor federal

O crédito consignado para servidor federal é um dos benefícios disponíveis para a categoria junto com as dos aposentados, pensionistas e algumas classes de trabalhadores vinculadas ao mercado privado.

Mas do que se trata o crédito consignado para servidor federal e quais as suas vantagens?

Confira a seguir.

O crédito consignado

O benefício é uma modalidade de crédito especial implementada pela medida provisória nº 130/2003 com o objetivo de tentar diminuir o endividamento de considerável parcela da população brasileira. Proporciona a possibilidade de obtenção de recursos financeiros em caráter emergencial, ou não, com um modelo de pagamento que diminua sensivelmente o risco de acumulação de dívidas.

E como isso é possível? Quais as condições e vantagens que o crédito consignado para servidor federal oferece que o torna uma linha de crédito diferenciada?

Abaixo segue as principais vantagens.

Juros baixíssimos

Não há linha de crédito que cobre juros mais baixos. Basta comparar com o cartão de crédito ou cheque especial. A diferença é acintosa. Para servidor federal, o limite, imposto por lei, é de 2,05% ao mês.

Juros pré-fixados

Outra vantagem do crédito consignado para servidor federal é que os juros são pré-fixados.

O que isso significa?

Significa que são juros que se mantêm estáveis durante todo o período de pagamento do empréstimo, imune as oscilações da economia nacional. Isso elimina o risco de ser surpreendido com valores de mensalidades díspares de um mês para o outro.

O servidor fica ciente do valor exato que deverá arcar mensalmente, com os juros já incluídos, no ato de assinatura do contrato e será esse o valor a se manter até o fim das parcelas.

Prazo para o pagamento

O prazo para pagamento do crédito consignado para servidor federal também se destaca das demais linhas de crédito por oferecer prazo de até 72 parcelas. Esse prazo, junto com os juros baixos, faz com o valor mensal seja bem atrativo ao bolso do contratante.

Cartão de crédito consignado

Falando em prazo de pagamento diferenciado, o crédito consignado para servidor federal oferece a possibilidade de pagar a fatura do cartão de crédito especial em até 50 dias.

Mas o que é o cartão de crédito consignado?

É um cartão adquirido ao requisitar o crédito e vem com limite de gasto de até 5% da renda mensal. O servidor poderá usá-lo como um cartão de crédito comum, sacar até 90% do limite em dinheiro e fica livre de pagar anuidade ou taxa de manutenção.

A fatura a ser paga só é gerada caso ultrapasse o limite de 5% da renda mensal, caso contrário, a cobrança será efetuada diretamente no holerite dispensando o trabalho de fazer o pagamento em uma agência ou lotérica. Leia mais a respeito em Cartão de crédito consignado: o que é e como funciona.

Modelo de cobrança

Uma das principais causas que motiva a política de juros baixos do crédito consignado para servidor federal é o modelo de cobrança. Como dito acima, os gastos do cartão de crédito consignado é descontado diretamente no holerite do servidor, o total da fatura, se estiver no limite dos 5% da renda mensal, ou parte do débito, restrito aos 5%.

O mesmo ocorre para o pagamento da parcela mensal do crédito consignado. É descontado diretamente no holerite. Isto garante que a conta fique em dia na data de vencimento, o retorno financeiro para as operadoras de crédito e evita o endividamento por parte do contratante. Por isso o crédito consignado é considerado um investimento de baixo risco as instituições financeiras, o que explica os juros nanicos.

Preservação do poder de renda

Mantendo-se coerente com a proposta de evitar e erodir o endividamento da população brasileira, o crédito consignado para servidor federal, por determinação em lei, não poderá ser concedido ser o valor mensal a ser debitado ultrapassar 35% da renda do solicitante (30% para o valor da parcela e 5% para o uso do cartão).

Isso é uma garantia de que o crédito não vá comprometer o poder de renda de modo que ponha o contratante em situação de risco, de calamidade financeira, de fragilização econômica.

 Conclusão

O crédito consignado para servidor federal é uma linha de crédito especial que oferece vantagens inigualáveis as demais existentes no mercado para aquisição de recursos financeiros em caráter emergencial, ou não, com condições de pagamento que impossibilita acúmulo de dívidas.

As vantagens são:

ü    Juros baixíssimos;
ü    Juros pré-fixados;
ü    Prazo para pagamento diferenciado;
ü    Cartão de crédito consignado;
ü    Modelo de cobrança que impede o acúmulo de dívidas;
ü    Preservação do poder de renda com o limite de cobrança, previsto em lei, de até 35%/renda mensal.

Ficou interessado em obter o crédito consignado para servidor federal? Faça uma simulação agora mesmo no Armazém do Crédito, há 15 anos garantindo segurança e rapidez durante todo o processo de contratação do benefício.

                                                                                          








Comentários