Como a estabilidade do serviço público pode ser bem aproveitada?



Quais as vantagens e possibilidades de investimento seguro que a estabilidade do cargo proporciona ao funcionário público?

Uma das grandes vantagens de se tornar funcionário público é contar com a estabilidade no cargo depois de passar pelo período probatório (não sabe que período é esse? Confira Você conhece os direitos do funcionário público?), estabilidade que o volúvel setor privado não pode garantir.

Mas é comum as pessoas se candidatarem a cargos públicos pensando apenas na vantagem mais evidente da estabilidade que o setor público confere aos seus funcionários, que é o de garantir, provavelmente, uma renda fixa por toda a sua vida, até a aposentadoria. Porém se esquecem, ou não percebem, que a regularidade infalível de uma renda fixa confere vantagens de investimentos e possibilidades bem mais abrangentes que as demais categorias por reduzir significativamente os riscos. E pior, muitas vezes não aproveitam como poderiam essas vantagens proporcionadas pela renda garantida.

Mas quais seriam essas vantagens e possibilidades? Como o benefício de contar com a estabilidade no cargo de funcionário público diminui os riscos de investimentos?

Saiba a seguir.

Investimentos em longo prazo

Certamente você deve saber ou desconfiar, mas vale conscientizá-lo caso viva em uma realidade distante da maioria da população, por méritos próprios, ou esteja desatento sobre os efeitos da crise política e econômica no cotidiano da população. Muita gente não consegue dormir direito pensando se conseguirá pagar a parcela do próximo mês ou de como encontrará uma solução para se desafogar das dívidas.

O risco de contrair dívidas em longo prazo quando não se tem uma renda mensal garantida é que apenas uma das pontas da equação está sujeita a abalos provocados pela turbulência no mercado de trabalho competitivo e escasso: o trabalhador. De um mês para o outro, sua renda pode ficar seriamente comprometida e as contas continuarem a vir, indiferentes.

Por isso uma parcela expressiva da população evita fazer investimentos que só são viáveis sob o sistema de parcelamento a perder de vista, porque exigem grande volume de dinheiro por proporcionar experiências marcantes e possibilidades de crescimento pessoal e profissional, o que naturalmente os fazem ser muitos disputados, justificando os altos valores.

É uma realidade triste. Deixar de investir em um futuro promissor para tentar garantir um presente paupérrimo.

Felizmente, para os funcionários públicos a estabilidade do cargo confere segurança e um estímulo encorajador para investir em empreendimentos dessa natureza. Fazendo a gestão correta dos recursos, gastando menos do que arrecada, não terá com o que se preocupar no que se refere a pagamento de dívidas.

Isso tanto é verdade que uma das formas de se analisar qual será a taxa de juros a ser cobrada em um financiamento, por exemplo, é analisar o risco de eventuais perdas, em termos financeiros, ao fechar contrato com o solicitante; Para isso, verifica-se a renda mensal, ofício, dependentes etc, e quando se trata de um funcionário público, normalmente os juros são mais baixos porque o risco é considerado menor justamente por causa da estabilidade proporcionada pelo serviço público.

A possibilidade de gerar bem estar a si e a sua família sem riscos de contratempos atemorizantes é bem mais atraente sob essa condição.

Então o que está esperando para se utilizar dessa vantagem que muitos sonham, mas não podem ou conseguem ter?

Está sem ideias sobre como, onde ou em quê você pode fazer investimento em longo prazo sem motivo de dor de cabeça em razão da estabilidade do seu cargo?

Abaixo segue algumas dicas.

Invista em seu conhecimento/carreira

É o objetivo de muita gente. Conseguir levantar verba para financiar os estudos, uma graduação na área que acredita ter afinidade ou que vislumbra possibilidades de ganhos satisfatórios. Apesar das diversas bolsas de estudo e modalidades de financiamento estudantil, o sol não é para todos, é muito disputado, e a forma de pagamento, ainda que facilite bastante as coisas, perdura por muito tempo, o que é um fato que desmotiva muitos a embarcar na empreitada com receios de não conseguir se colocar rapidamente no mercado de trabalho ou até mesmo em se manter na função atual.

Estando dentro do seu orçamento, funcionário público, essas são preocupações que não têm como te afetar devido a sua renda estável.

Mas talvez esteja pensando: “Por que diachos vou investir em uma faculdade se estou no cargo que quero, depois de estudar muito para ser aprovado, e com um salário satisfatório?”.
Bem, o fato de se graduar não significa necessariamente que deverá trabalhar na área que estuda, sair do setor público para o privado, mas sim adquirir conhecimento, aprender sobre algo que sempre teve vontade de fazer, mas que a falta de oportunidades no mercado o desestimulou a seguir adiante, como por exemplo, música, cinema, sociologia etc. Poderá tratá-lo como um hobby. E quem sabe seu eventual talento não renda frutos inesperados? E se for útil, por exemplo, para seu filho, filha, neto?

Acresce, que se especializar, obter certificados, títulos, pós-doutorados é uma das formas de obter aumentos de salários no setor público.

Você também pode saber mais a respeito conferindo o já citado Você conhece os direitos do funcionário público? 

Invista em lembranças memoráveis

Quem nunca imaginou visitar um dos grandes cartões postais de nosso planeta, uma das 7 maravilhas, levar a família para uma viagem marcante?

Claro que a maioria já desejou ou deseja realizar uma experiência dessas, mas novamente a questão dos custos elevados, as dívidas abocanhando a maior parte do poder de renda e as incertezas de nossa economia instável inviabilizam por anos ou jamais possibilitam a concretização desse sonho.

Com a estabilidade do funcionário público, boa parte dos custos da viagem podem ser mitigados em suaves parcelas ao longo de meses ou até por anos sem exigir grandes sacrifícios.

Você pode se interessar em ler também Como levantar verba para a viagem dos meus sonhos?

Invista no seu imóvel

Se para financiar estudos e viagens a estabilidade do servidor público é uma garantia de tranquilidade, a mesma lógica impera para investir em uma casa própria, que sempre exige grande volume de capital a ser pago em longevas prestações.

Mas mesmo que seja o caso de não esquentar a cabeça com aluguel há algum tempo e esteja satisfeito no lugar onde mora, isto não significa que seu imóvel esteja em perfeitas condições. Pode estar precisando de umas melhorias, uma renovação, seja estrutural ou decorativa.

E deve saber que tudo que envolve construção civil, reformas, arquitetos etc, é sempre uma nota onde o mais recomendável é pagar a prazo.

Uma dica valiosa

No entanto, se sua ambição ou necessidade requer um investimento alto e imediato, ou ainda deseja condições de pagamento mais vantajosas, você pode recorrer a um empréstimo consignado.
É uma modalidade de crédito especial dedicada para aposentados, pensionistas,  trabalhadores de empresas conveniadas e funcionários públicos.

Essa linha de crédito considera a estabilidade do funcionário público como um dos fatores determinantes para aplicar juros bem atrativos, os mais baixos do mercado, 2,05% mês, por entender que o risco da operação é baixo devido a garantia da renda mensal do servidor. O prazo de pagamento é também bem vantajoso, pode chegar até 72 vezes, o que sem dúvida propicia prestações bem modestas.

Saiba mais sobre essa modalidade de crédito em 5 motivos para adquirir empréstimo consignado.

Conclusão

A estabilidade do funcionário público pode ser bem aproveitada para fazer investimentos que requerem longo prazo de pagamento. A garantia da renda mensal descarta uma das preocupações que assola a maior parte da população e que impede que invista no seu futuro, o desemprego, proporcionando melhores condições e menos percalços.

Alguns dos investimentos em longo prazo que podem ser feitos são:

ü    Financiar os estudos;
ü    Fazer uma viagem dos sonhos;
ü    Comprar ou reformar um imóvel.

Uma dica interessante para obter fundos em grande volume e obter formas facilitadas de pagamento é contratando uma linha de crédito especial para os funcionários públicos: o empréstimo consignado.

Faça uma simulação agora mesmo no Armazém do Crédito, há 15 anos garantindo segurança e rapidez durante todo o processo de contratação de crédito.


Comentários