Como calcular empréstimo consignado?


Saiba como calcular o empréstimo consignado

Ao se pensar na contratação de um empréstimo as primeiras dúvidas que se relacionam ao assunto são sobre as condições e valores de pagamentos. Nada mais natural, afinal, ninguém quer ser pego de surpresa com prazos de pagamento que fujam de sua expectativa e mensalidades que excedam sua capacidade financeira.

Para evitar tal transtorno, busca-se, antes mesmo de iniciar as tratativas burocráticas para selar a efetuação do empréstimo, as informações necessárias para fazer as projeções mais próximas do que será cobrado e em quanto tempo.

Mas como calcular o empréstimo consignado?

Veja a seguir o que você precisa saber para calcular a projeção mais próxima de uma eventual contratação de empréstimo consignado nos valores que precisa.

Juros

É um dos itens, senão o principal, mais importantes para calcular o empréstimo consignado de modo que o resultado se aproxime razoavelmente da realidade. Pois são nos juros que as concessionárias de crédito obtêm a margem de lucro e é preciso conhecer o retorno financeiro que pretendem obter para se chegar ao valor do gasto mensal.

Essa informação você pode conseguir visitando o site da instituição financeira que pretende contratar o serviço, no entanto nem todas deixam a disposição os números referentes a taxa.
Mas isso não é um grande entrave para calcular o empréstimo consignado. Há um teto definido pelo Ministério do Planejamento e pelo Conselho Nacional de Previdência que determina que os juros mensais não podem superar 2,08% para aposentados INSS e 2,05% para servidores públicos.

Então, por via das dúvidas, sempre utilize o valor limite para calcular o empréstimo consignado.

Há também outros valores que precisam entrar na conta, porque são inseridos para se chegar ao montante final do que será efetivamente cobrado na transação, que são impostos, encargos, seguros cobrados no financiamento etc que constituem o chamado Custo Efetivo Total (CET).

Novamente, há concessionárias que informam claramente o valor da taxa desse tipo de despesa e outras não. É preciso verificar.

Limite de gastos

Outra informação crucial para calcular o empréstimo é de que há também um teto a ser respeitado na hora de gerar a cobrança. A parcela do empréstimo não pode exceder 35% da renda mensal do contratante, sendo que 5% destina-se para o uso do cartão de crédito consignado.

Com esse limite previsto, junto ao valor contratado, mais os números das taxas de juros, reúnem-se as informações necessárias para calcular uma projeção realista do empréstimo consignado, tanto em termo de valores como de prazo para pagamento.

O método simples

Mas há uma forma bem mais simples e acessível de se calcular o empréstimo consignado. É se utilizar das ferramentas de simulação de empréstimo que em poucos segundos realizam as operações matemáticas precisas e apresentam os resultados quanto a gastos e condições de pagamento. Basta preencher as informações necessárias corretamente: renda mensal, valor do crédito a ser contratado e o prazo pretendido.

No entanto é preciso atenção sobre o simulador a ser utilizado.

Muitos dos que estão espalhados pela internet não incluem nos seus cálculos as taxas de juros a serem cobradas nem o Custo Efetivo Total, ou estão com esses números desatualizados, o que resulta em projeções muito distantes da realidade.

O simulador do Armazém do Crédito já inclui todos os encargos financeiros, atualizados, nos seus cálculos, assim como informa a porcentagem correspondente dos juros, do CET e as condições de pagamento.

Conclusão

Para calcular o empréstimo consignado é preciso acrescer do valor contratado a taxa de juros, o valor do CET e dividir pela margem de tempo preferencial desde que observe o critério de não ultrapassar 35% de sua renda mensal.

O método mais simples e rápido é utilizar as ferramentas de simulação de crédito consignado, porém é necessário o cuidado de escolher simuladores que incluam todas as taxas cobradas e que estejam atualizados, como o simulador do Armazém do Crédito.

Esse conteúdo foi útil para você? Curta, compartilhe, seu apoio faz toda a diferença.

Comentários