Dúvidas Frequentes

Como funciona o Empréstimo Consignado?

O Empréstimo consignado é uma operação de crédito (regulamentado por lei federal 10.820/com início em 2003) que pressupõe o desconto da parcela/prestação do empréstimo em favor da instituição financeira até o termino do contrato diretamente no benefício se aposentado ou pensionista pelo INSS e/ou Holerith se funcionário público ou empresa privada.

Quem pode solicitar o empréstimo consignado?

Para que o empréstimo consignado possa ser ofertado ao contratante, é necessário que o órgão vinculado possua convênio ativo com a instituição financeira parceira.
Entidades como o INSS, governo Federal (SIAPE), Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, militares (aeronáutica, marinha ou exército) já possuem convênio ativo. Consulte o órgão ao qual esteja vinculado.

Estou vinculado a uma das entidades mencionados, então posso solicitar?

Cada um dos convênios que permitem ofertar o empréstimo consignado possui características específicas para cada público, de modo que alguns tipos de vínculos não sejam contemplados.
Por exemplo, no caso de funcionário público: cargos de confiança, comissionados, estagiários, entre outros não são contemplados. No caso de beneficiários do INSS: auxílios doença, pensão alimentícia, LOAS, afastamento por acidente de trabalho, entre outros, não são contemplados.

Qual a idade mínima e máxima que posso pedir o empréstimo consignado?

Cada instituição financeira adota políticas específicas sobre idade, que mudam com certa frequência. Em geral pode-se solicitar a partir dos 18 anos. O máximo depende de certas especificações de cada entidade.

O que é margem consignável?

O valor resultante de 30% sobre o rendimento fixo do salário/benefício.

O que é margem disponível?

Margem disponível, em geral é o resultante do percentual fixado em lei em 30% sobre os rendimentos fixos salário ou benefício ( verbas fixas), subtraindo descontos por força da lei ( inss, pensão alimentícia, etc) e outros descontos como outros empréstimos, associações, etc.
É o valor máximo da parcela/prestação para consignação que poderá comprometer para empréstimos.

Sou obrigado a fazer o empréstimo consignado no banco que recebo?

Não, felizmente você tem liberdade para escolher e realizar o empréstimo consignado em outra instituição financeira com total comodidade, nos correspondentes bancários especializados não há contrapartidas como seguros, títulos de capitalização, etc.

Não tenho conta em banco, mesmo assim posso pedir o empréstimo consignado?

Sim, mesmo que não possua conta bancária podemos solicitar seu empréstimo consignado com a opção de pagamento através do envio de ordem de pagamento que você saca em dinheiro.

Posso pedir para que empréstimo consignado seja depositado em conta de outra pessoa, parente ou amigo?

Não, em hipótese alguma. A liberação do seu empréstimo tem que ser creditado exclusivamente na conta de mesma titularidade do solicitante.

Possuo restrições do meu nome SPC/SERASA/CARTÓRIO, mesmo assim posso pedir o empréstimo consignado?

Em geral não é impeditivo, sempre trabalhamos com instituições que não restringem, entretanto algumas instituições poderão não aprovar a solicitação de seu empréstimo consignado dependendo de combinação de certos fatores na análise.

Quero pagar antecipado as parcelas do empréstimo consignado, posso?

Sim, pode pagar em qualquer momento, inclusive com o desconto proporcional ao prazo e à taxa de juros da contratação, conforme legislação vigente do banco central.

Qual o valor mínimo para solicitar o empréstimo consignado?

O valor mínimo é de R$ 450.

Preciso pagar algum valor antecipado para pedir um empréstimo consignado?

Não, não há qualquer pagamento direto do cliente ao correspondente nem antes nem depois.
Qualquer cobrança neste sentido é ilegal, está em descordo com a legislação vigente. Caso conheça alguma empresa com este tipo de prática, desconfie e denuncie.

Comentários