O que é consignado?


Entenda o que significa "consignado".

Você já deve ter ouvido falar do termo consignado. Ele está presente em diversas atividades, geralmente comerciais, aparece volta e meia na televisão, em algum banner de internet, em cartazes na rua, em fachadas de lojas etc.
Mas o que é consignado exatamente? Porque de repente ficou tão popular? O que ele tem de especial? Quais as suas vantagens?

Veja a seguir o que é consignado.

O termo consignado

Folheando um dicionário encontram-se as seguintes definições sobre o termo consignado:
·                    Confiar mercadorias a um comissário;
·                    Determinar uma quantia para certa despesa;
·                    Entregar à comissão;
·                    Notar;
·                    Afirmar;
·                    Declarar.

As duas primeiras definições são as mais relevantes sobre a questão do que é consignado. Relevantes se considerarmos as ocasiões em que o vocábulo consignado é usado com mais frequência: as que refletem um serviço mais acessível ao público em geral.

O consignado está muito relacionado a vendas. É onde se encaixa a definição “confiar mercadorias a um comissário”.

Um bom exemplo são as livrarias. Muitas editoras negociam com os livreiros a venda de livros em consignação.

Como é esse processo?

A editora cede uma quantidade específica de livros para livraria acordando um percentual de venda e um período de comercialização, se a loja vender um exemplar, ganhar “x” e a editora ganha 2 “x”. Se não vender, ou não vender tudo, o lugar que recebeu os livros em consignação não fica no preju, simplesmente devolve o que ficou encalhado quando o prazo se esgotar. Ou seja, o risco é do fornecedor, não do comerciante.

O interessante desse tipo de venda é que se o fornecedor não conta com uma boa rede de distribuição ou um local privilegiado para comércio, pode aproveitar o espaço de quem o tenha. E quem recebe a mercadoria não precisa se preocupar em liquidar o estoque e ainda pode oferecer variedades de produtos a risco zero.

Outro campo em que o consignado está muito associado é no setor financeiro, no que se refere a empréstimo. Empréstimo consignado.

O que é empréstimo consignado?

Esse tópico da questão de o que é consignado trata-se de uma linha de crédito especial que concede vantagens que as outras modalidades existentes no mercado não têm condições de igualar:

·                    Juros baixos (não há outra opção que cobre juros menos do que o empréstimo consignado);
·                    Prazo de pagamento diferenciado (pode chegar a até 96 meses, quantidade de parcelas que reflete nos valores das mensalidades, ou seja, ficam mais acessíveis);
·                    Cartão de crédito sem anuidade, taxa de manutenção, vencimento de 50 dias, além de outras vantagens (Depende da categoria);
·                    Sem restrição para pessoas com nome sujo;
·                    Liberação de crédito desburocratizada (não é raro que o depósito caia no mesmo dia da contratação).

Esse tipo de consignação se enquadra na definição “determinar uma quantia para certa despesa”. O crédito é concedido para ser recebido de volta com juros. Mas como funciona esse empréstimo, o que o difere dos demais e porque concede as vantagens listadas acima?

O diferencial do empréstimo consignado se concentra na sua forma de pagamento. As parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento ou benefício INSS. Isso significa que o valor acertado da parcela é repassado diretamente da empresa ou instituição que deposita os seus vencimentos para a agência de crédito na qual recebeu o empréstimo, impossibilitando que saque a quantia para utilizar em outra finalidade. Isso evita a inadimplência, garante que as parcelas serão pagas na data de vencimento diminuindo o risco do credor.

Risco baixo significa juros baixos, por exemplo, já que o fator risco determina o valor dos juros a ser cobrado. E junto com os juros vêm as outras vantagens citadas porque as instituições financeiras se sentem confortáveis em oferecer esses privilégios com esse tipo de modalidade de crédito já que o risco de prejuízo é quase nulo.

Quem tem direito ao empréstimo consignado?

As categorias que têm direito ao empréstimo consignado são:
·                    Aposentados;
·                    Pensionistas;
·                    Funcionários públicos;
·                    Servidores militares.

Trabalhadores da rede privada também pode ter acesso ao crédito, mas é necessário que a empresa pela qual trabalham seja conveniada com uma instituição que opere com empréstimo consignado.

Considerações finais

Sobre a questão o que é consignado? o termo possui várias definições, ainda que estabeleçam grau de parentesco, são eles:
·                    Confiar mercadorias a um comissário;
·                    Determinar uma quantia para certa despesa;
·                    Entregar à comissão;
·                    Notar;
·                    Afirmar;
·                    Declarar.

As definições mais populares são as duas primeiras porque são recorrentes em transações comerciais mais acessíveis ao público em geral. Uma venda consignada significa comércio em que o risco é todo do fornecedor que acorda um percentual de venda com um comerciante e um período de extração. O prazo esgotando e a mercadoria permanecendo na prateleira, o vendedor não tem prejuízo já que o material é recolhido por quem forneceu - sem gerar qualquer tipo de débito ao receptor do produto em consignação.

O segundo caso diz respeito a empréstimo consignado, modalidade de crédito especial que concede vantagens únicas as categorias que têm direito de uso. As vantagens são concedidas porque o modelo de cobrança mina as possibilidades de inadimplência reduzindo o risco da operação aos credores.

Se gostaria de saber mais a respeito sobre a aquisição desse empréstimo, limite disponível, condições de pagamento, juros etc, solicite uma análise de crédito, sem compromisso.

Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe, aproveite o espaço. Sua opinião é muito importante para nós.

Visite a página do Armazém do Crédito.


Comentários