Qual a utilidade do Portal do Consignado?


Entenda a utilidade do Portal do Consignado.

Se você é servidor público, não importa de qual esfera, municipal, estadual ou federal, talvez tenha ouvido falar ou visto a home do Portal do Consignado e tenha se questionado sobre a utilidade da página, do que se trata, mas acabou cuidando de outros assuntos e se esqueceu de verificar.

Pois bem, neste post do blog do Armazém do Crédito, você saberá de uma vez por todas sobre o que se trata o Portal do Consignado e qual a sua utilidade.

Siga na leitura

Sobre o “consignado”

Para entender sobre a utilidade do Portal do Consignado é preciso compreender o principal assunto que aborda.


Esse empréstimo não é uma modalidade de crédito comum, pois oferece vantagens exclusivas para as categorias beneficiadas que nenhuma das concorrentes tem condições de igualar.

O empréstimo funciona da seguinte forma:

Ao solicitar uma análise de crédito em uma instituição autorizada pelo Banco Central (Bacen) a trabalhar com a modalidade em questão, consulta-se a sua margem consignável, um cálculo que tem como base a renda mensal do solicitante para determinar o valor máximo que tem direito a adquirir em forma de crédito (segundo a legislação que versa sobre o tema, as parcelas do empréstimo não podem exceder 35% da renda mensal), defini-se o valor a ser acordado e as condições de pagamento para em seguida encaminhar a papelada e elaborar o contrato a ser assinado.

Passada essa parte burocrática e o crédito liberado, as parcelas do empréstimo serão descontadas diretamente na folha de pagamento ou benefício INSS, evitando a inadimplência.

Essa garantia de que as parcelas do acordo, do contrato assinado, serão pagas pontualmente diminui consideravelmente o risco da operação financeira para os credores, o que possibilita que estes forneçam vantagens únicas em se tratando de empréstimo. Algumas dessas vantagens:

·                    Juros mais baixos (mais baixos de todos);
·                    Juros pré-fixados (serão os mesmo do início ao fim do contrato, independente das oscilações da economia);
·                    Prazo de pagamento diferenciado (pode chegar a 96 meses, o que reflete diretamente no valor das parcelas a serem pagas);
·                    Cartão de crédito sem anuidade ou taxa de manutenção (depende da categoria);
·                    Sem restrição para pessoas com nome sujo;
·                    Liberação de crédito rápido (às vezes, no mesmo dia de solicitação).
E para que essas vantagens sejam concedidas, para que o modelo de cobrança do empréstimo consignado funcione, o requisito fundamental é a estabilidade de cargo/renda.
Por isso essa linha de crédito é acessível somente para:
·                    Aposentados;
·                    Pensionistas;
·                    Militares;
E
·                    Servidor público.

Trabalhadores da rede privada também podem requisitar esse empréstimo, mas em condição específica.

O Portal do Consignado

Essa página é de acesso exclusivo para os servidores públicos para que possam se informar, tirar todas as dúvidas sobre a modalidade de crédito dissecada, sobre o empréstimo consignado.

No Portal do Consignado, além das dúvidas referentes a linha de crédito, o servidor tem acesso a lista das instituições oficiais que trabalham com a modalidade, muito importante para evitar cair em golpes, a simuladores online que calculam os valores, prazo de pagamento, juros etc sobre a quantia que se pretende contratar, listando as propostas de cada agência, e também de sua margem consignável.

Usando o Portal do Consignado é possível gerenciar todos os empréstimos a que venha contratar, monitorar a quantidade de parcelas restantes e se sua margem consignável permite a contratação de novos empréstimos.

No entanto, para usufruir das ferramentas e do conteúdo do Portal do Consignado, o servidor público precisa fazer um cadastro.

No post Portal do Consignado: 1º acesso, fizemos um passo a passo sobre como fazer esse registro.

Um caminho mais simples

Mas caso queira algo mais rápido, algo que não necessite passar por procedimentos burocráticos para obter determinadas informações, um caminho mais simples do que o Portal do Consignado é solicitar uma análise de crédito diretamente a uma agência oficial ou usar simuladores gratuitos, geralmente hospedados nos sites dessas instituições.

No Armazém do Crédito, por exemplo, a análise de crédito dura poucos minutos, a resposta é fornecida no mesmo dia e já com uma proposta formalizada. Informa-se a sua margem consignável e as condições de pagamento. Não é preciso fazer cadastro, apenas preencher um rápido formulário, menos de 2 minutos, com informações básicas como renda, cargo, email, telefone de contato, e solicitar a análise. Se fizer o procedimento em dia útil, a resposta chega em poucos minutos. Faça o teste!

O Armazém do Crédito também disponibiliza para os visitantes do site da agência o uso gratuito do simulador de empréstimo consignado. Para usufruí-lo é mais simples ainda, basta informar cargo e renda, e pronto! Resultado em tela. Confira!

Conclusão

O Portal do Consignado é uma página exclusiva para os funcionários públicos para que obtenham informações sobre a modalidade de crédito na qual aborda, o acesso a margem consignável, a lista de instituições com endereço e contatos e a simuladores de empréstimo.

Uma opção mais rápida para ter conhecimento das principais informações para contratação de empréstimo consignado, sem a necessidade de cadastro, como ocorre com a página exclusiva dos servidores públicos, é visitar sites de agências de crédito que disponibilizam simuladores e fazem análise de crédito, sem compromisso, como o Armazém do Crédito.

Esse conteúdo foi útil para você? Então curta, compartilhe, avalie. Visite a nossa página. Seu apoio é muito importante para nós.


Comentários