Aposentado ganha décimo terceiro?


Aposentado pode ganhar 13º?

Uma dúvida que surge nos trabalhadores prestes a se aposentar ou aos que se aposentaram recentemente é se aposentado ganha décimo terceiro.

Não é uma dúvida que gere estranheza se considerar o fato que os profissionais que alcançam a condição de viver, ou tentar viver, com os recursos acumulados na previdência durante toda a trajetória profissional têm assegurado uma renda fixa por parte do Estado, ao contrário do que ocorre com os trabalhadores da rede privada ou pública que precisam garantir, ao menos em tese, produtividade para receber uma remuneração.

Mas será que esse fator estabilidade é motivo o suficiente para justificar uma restrição da concessão de 13º terceiro a esse público ou não chega a ser um impeditivo para aposentado ganhar décimo terceiro?

Veja a seguir se aposentado ganha décimo terceiro.

Ganha ou não ganha?

Sobre a questão se aposentado ganha décimo terceiro a resposta é: sim, a Lei nº 4.090/1962, que versa sobre o 13º terceiro, ou gratificação de natal, inclui os aposentados e pensionistas como categorias que tem assegurada o recebimento desse benefício, que no caso dessas classes é nominada como “Abono Anual”. Mas há particularidades que alteram os valores depositados e as condições de pagamento.

Quais particularidades?

Há uma diferença de valores em relação aos recém-aposentados e os aposentados há mais de um ano.

Os que recebem a aposentadoria há mais de doze meses têm direito ao valor integral do benefício, isto é, a receber um salário, uma aposentadoria extra no fim do ano.

Os recém-aposentados precisam fazer uma continha para descobrir quanto irão ganhar no primeiro ano de aposentadoria.

O cálculo é:

Divida o seu salário base por 12. Se recebe R$ 1.500, por exemplo, por mês, divida por 12.

Depois multiplique pela quantidade de vezes que recebeu o salário. Se você começou a receber a partir de abril, conte os meses de abril a dezembro. o resultado dará 9. Ou seja, nesse exemplo hipotético, no ano de 2018, primeiro ano como aposentado, você irá receber 9 salários. Portanto multiplique o resultado da divisão por 9. O resultado dessa conta será o valor do 13º deste ano.
O aposentado que ganha décimo terceiro recebe de forma parcelada, em 2 vezes. Em 2018, as parcelas de até 50% estão previstas para agosto e novembro.

Quem tem direito ao 13º?

Todos que durante o ano receberam benefícios previdenciários:

·                    Pensionistas;
·                    Aposentados por tempo de serviço, por idade, na condição de especial ou por invalidez;
·                    Beneficiários de auxílio-doença;
·                    Auxílio-acidente;
·                    Auxílio-reclusão;
·                    Salário maternidade.

 Boa notícia para os aposentados

Se você é aposentado e não ficou muito satisfeito com os valores que irá usufruir este ano com o 13º, uma alternativa para melhorar o poder de renda de forma rápida e segura é utilizar uma linha de crédito desenvolvida especialmente para atender as necessidades de determinadas categorias, principalmente os aposentados INSS.

Essa modalidade de crédito tem como principais atrativos:

·                    Juros mais baixos (comprovadamente os mais baixos do mercado);
·                    Juros pré-fixados (os encargos se manterão os mesmo do inicio ao fim do empréstimo, independente das oscilações econômicas);
·                    Prazo de pagamento diferenciado (pode chegar a 96 meses);
·                    Cartão de crédito sem anuidade ou taxa de manutenção, com 50 dias de vencimento (a depender da categoria);
·                    Aceita pessoas com nome negativado;
·                    Liberação de crédito rápida (as vezes, no mesmo dia de solicitação).

Essa linha de crédito é o empréstimo consignado. Entre em contato, sem compromisso, com o Armazém do Crédito, que esclarecemos todas as suas dúvidas referentes e essa modalidade especial para aposentados, formas de pagamento, limite de crédito, descontos etc. Fale conosco via mensagem ou telefone.

Conclusão

Aposentado ganha décimo terceiro sim, é um direito assegurado previsto em lei. O valor integral do benefício é concedido aos que são aposentados INSS por mais de um ano, os que se aposentaram em tempo menor do que esse recebem valor proporcional.

Uma forma de melhorar o poder de renda de maneira rápida para os aposentados INSS é fazer a contratação de um empréstimo consignado, as vantagens dessa linha de crédito facilitam muito as condições de pagamento e não pesa no bolso no fim do mês.

Para saber mais a respeito, entre em contato com o Armazém do Crédito, correspondente autorizado do Banco Itaú BMG Consignado, há mais de 15 anos prestando serviços de contratação de crédito. 


Comentários