Qual o valor mínimo para solicitar empréstimo consignado?


Descubra se existe um valor mínimo para solicitar empréstimo consignado.

Uma dúvida que costuma surgi para aqueles que estão precisando de verba imediata, mas que não se trata de uma quantia como se costuma solicitar nos casos de empréstimo, uma quantia mais modesta, mas que seria de grande ajuda em um momento específico para deixar as contas em dia ou suprir uma emergência é: há um valor mínimo para obter empréstimo consignado?

Será que existe uma restrição para valores considerados baixos? E se sim, quais valores exatamente seriam considerados baixos?

Veja a seguir se há um valor mínimo para solicitar empréstimo consignado.

Respondendo

Não existe a definição de um valor mínimo para poder adquirir um empréstimo consignado por parte de legislação que versa sobre esse assunto ou por iniciativa do Banco Central (Bacen), portanto não há a obrigatoriedade de se atingir um valor mínimo para contratar um empréstimo consignado e as agências de crédito estão liberadas a trabalharem com os valores que julgarem viáveis.

No entanto, nada impede que cada uma resolva definir uma política de valores onde se determine um valor mínimo para se poder iniciar uma negociação. O Armazém do Crédito, por exemplo, estabelece um valor inicial para empréstimo: R$ 450,00. Quantia que pode variar de uma agência para outra, mas normalmente não difere muito desse montante. Por isso, cabe sempre a consulta.

Mas por que há esse valor mínimo?

Como dito, não há a obrigatoriedade de fixar um valor mínimo para empréstimo consignado ou de seguir uma determinação de instâncias reguladoras, mas as agências têm a liberdade de decidir os valores que lhe parecem economicamente viáveis.

Um valor muito baixo pode não compensar para nenhuma das partes, porque a margem de lucro pode ser irrisória e pode haver soluções mais adequadas para a quantia que se solicita, como parcelar uma compra utilizando um cartão de crédito, por exemplo.

E existe um valor limite para empréstimo consignado?

Para essa questão recomendamos que leia: O que significa margem consignável? 

Conclusão

Não existe uma lei que impõe um valor mínimo para se contratar empréstimo consignado, porém as agências têm liberdade de fixar quantia mínima se entenderem que números abaixo de determinada soma não lhe são economicamente viáveis.

Precisa de um empréstimo consignado? Entre em contato com o Armazém do Crédito. Peça uma análise de crédito agora mesmo.

Comentários