O que significa margem consignável?


Saiba o que significa margem consignável.

Uma das etapas a se cumprir para verificar a disponibilidade da contratação de crédito consignado, ou para viabilizar o empréstimo, é ter conhecimento sobre a margem consignável.

Mas o que significa essa expressão e porque o acesso a esse dado é necessário para fazer a análise de crédito?

Confira a seguir o que significa margem consignável.

Sobre a margem consignável

O termo se refere ao valor máximo que o contratante do empréstimo consignado pode gastar por mês para pagamento de parcela do referido empréstimo. Esse limite, a margem consignável, é determinado em lei e é calculado tendo como base o salário fixo do contratante.

E qual é esse limite?

Conforme a legislação vigente, o contratante do empréstimo consignado está autorizado a comprometer até 35% de sua renda mensal para pagamento da parcela, sendo 30% para o valor integral da mensalidade e 5% para uso do cartão de crédito consignado.

Por que existe esse limite?

Um dos propósitos da implementação do crédito consignado foi o de fornecer um recurso para as classes beneficiadas com o crédito quitar as dívidas pendentes ao trocá-las por outra com condições bem mais vantajosas diminuindo, assim, a inadimplência e evitando acúmulo de dívidas.

A margem consignável serve como uma medida de prevenção para que o contratante não comprometa perigosamente suas finanças com o pagamento de parcelas e fique em situação de extrema fragilização econômica, já que uma das características do empréstimo consignado, também idealizada para evitar a inadimplência, é o desconto da parcela a ser paga direto na folha de pagamento ou benefício do INSS, o que impossibilita ao contratante usar o valor integral de seus vencimentos para outras finalidades que não seja o de honrar com a dívida contraída.

Essa medida de proteção também pode ser entendida como outro mecanismo que impede prejuízo exacerbado ao solicitante que for vítima de golpe ou assinar documentação não estando a par de todas as condições impostas para a contratação do crédito.

O que acontece se o valor pretendido ultrapassar a margem consignável?

O empréstimo simplesmente não poderá ser realizado, pois nenhuma instituição financeira está autorizada a concretizar a negociação nesses termos, sendo passível de punição prevista em lei.

Mesmo que ocorra tal situação (embora seja muito difícil no caso de uma instituição séria e autorizada pelo Banco Central [Bacen] a trabalhar com essa linha de crédito. Mais sobre o assunto a seguir) a empresa ou o órgão no qual o benefício está vinculado tem direito a não averbar o acordo, ou seja, não validá-lo, aliás, prerrogativa que lhe cabe mesmo se os valores estiverem dentro da margem consignável, uma vez que entenda que o empréstimo poderá trazer prejuízos financeiros e, consequentemente, emocionais ao seu filiado, que poderá refletir no desempenho de suas funções ou na sua qualidade de vida.

Por isso, é prática obrigatória das agências de crédito verificar ou solicitar a margem consignável de seus clientes em potenciais, sem o qual o software que utilizam para fazer a simulação do empréstimo, e preparar a papelada, não ficará habilitado a prosseguir com o procedimento a ser cumprido. 

Só é permitido contratação de empréstimo que atinja o limite previsto em lei?

Não, não é obrigatório contratação de crédito consignado somente se atingir o limite da margem consignável. Poderá usufruir de valores e condições de pagamento que comprometa porcentagem menor de seus vencimentos.

Também é possível acumular mais de um empréstimo, desde que a soma dos empréstimos não exceda a margem consignável.

Como consultar a minha margem consignável?

Se você for aposentado, poderá obter essa informação no site da Previdência Social, mas precisará fornecer alguns dados para fazer o cadastro e ter acesso aos recursos da página.


Se você for pensionista ou servidor público, poderá obter essa informação no Portal do Consignado. Assim como os aposentados INSS, deverá fazer um cadastro para utilizar todas as ferramentas da página.


  Se você for militar do Exército Brasileiro, poderá fazer a consulta no site do CPEX e se for servidor militar da Marinha, acesse o Portal de Consignações do Militar/Pensionista da Marinha. Assim como os primeiros, deverá ter dados pessoais em mãos para a realização de cadastro.

Um caminho mais rápido

Mas se não estiver afim de burocracia para saber sobre a sua margem consignável, um caminho bem mais rápido seria solicitar uma análise de crédito no Armazém do Crédito. Não há a necessidade de fazer cadastro de login e senha, basta informar os dados básicos, que pode ser fornecido em menos de 1 minuto, e enviar para a análise. No mesmo dia, em questão de minutos, receberá uma resposta com a informação pretendida e já com uma proposta formalizada. Faça o teste.

Conclusão

Margem consignável é o limite de gastos que o contratante do empréstimo consignado poderá ter pó mês para pagamento das parcelas. Por determinação em lei, o gasto não poderá exceder 35% da renda mensal, do contrário o empréstimo não poderá ser autorizado. É uma medida para evitar risco de fragilização econômica e inadimplência as classes contempladas com a linha de crédito especial.

O conteúdo foi útil para você? Então curta, compartilhe, opine. Prestigie nossa fanpage. Seu apoio é muito importante para nós.

Comentários