O que significa empréstimo em consignação?


Entenda o que significa empréstimo em consignação.

Algumas pessoas podem se sentir intimidadas, inseguras, quando são abordadas por assuntos ou termos pelos quais não têm familiaridade, o que faz com que ajam de maneira defensiva, a alimentar receios de serem pegas por alguma espécie de armadilha que irá prejudicá-las.

Muitas vezes esse comportamento se mostra correto, afinal, é melhor se comprometer com algo que tenha conhecimento ao menos razoável sobre do que se aventurar em águas desconhecidas. Porém, essa conduta também proporciona a perda de oportunidades muito vantajosas que poderiam facilitar enormemente a vida de possíveis beneficiários. Para evitar que tal desperdício ocorra, o melhor caminho é obter informação.

Explicando sobre o significado da terminologia “empréstimo em consignação” é o que este post pretende fornecer para que não deixe de aproveitar todas as vantagens dessa linha de crédito especial.

Veja abaixo o que significa empréstimo em consignação e saiba por que você é um privilegiado se fizer parte do grupo que tem direito ao uso desse crédito.

Sobre o termo consignação

Certamente você deve saber o que significa empréstimo, mas talvez fique intrigado com o termo “consignação” ou “consignado” e tenda achar que esse tipo de empréstimo deve ser algo muito sofisticado, avançado, complicado, “coisas para economista”, para pessoas “entendidas de mercado financeiro, ações na bolsa etc”.

Mas o empréstimo em consignação não tem nada de muito complicado e nem se exige conhecimentos tão específicos.

Se procurar no dicionário, a palavra “consignar” é definida de várias formas:

·                    Anotar;
·                    Apontar;
·                    Assentar;
·                    Inscrever;
·                    Registrar.

E há também definições relacionadas ao âmbito jurídico. Nosso foco é o econômico e o vocábulo “consignação” pode ser entendido como:
“Ato de determinar uma quantia ou renda a ser paga para regularizar uma despesa ou uma dívida.”
Tal definição ficará mais clara ao entender a mecânica do empréstimo em consignação, ou de seu nome mais conhecido: empréstimo consignado.

Sobre o empréstimo em consignação

Essa linha de crédito se diferencia das demais existentes no mercado em vários aspectos:

·                    Tem juros mais baratos;
·                    O prazo de pagamento é maior;
·                    Aceita pessoas com nome sujo;
·                    Concede cartão de crédito especial, sem taxa de manutenção, anuidade e com possibilidade de saque em espécie.

E o seu modelo de cobrança impede a inadimplência.

Como assim?

Para que as vantagens acima possam ser concedidas pelas agências de crédito é preciso fornecer garantias de que o risco do investimento é baixo, única condição que possibilita a diminuição da taxa de juros, por exemplo, garantia que é assegurada ao se descontar os valores das parcelas do empréstimo em consignação diretamente na folha de pagamento ou benefício INSS; esse modelo de cobrança impossibilita o contratante de gastar os valores correspondentes das parcelas em outros fins.

A quantia é transferida automaticamente a agência de crédito diretamente pela empresa ou órgão responsável que paga os vencimentos.

Nisto podemos depreender que a “consignação” se faz presente nesse tipo de empréstimo ao se determinar, no ato da contratação, da assinatura do contrato, impreterivelmente, uma quantia ou renda a ser paga para regularizar uma despesa ou dívida.

Qualquer pessoa pode obter um empréstimo em consignação?

Não.  Como dito acima, os benefícios dessa linha de crédito só são possíveis de serem outorgadas diante de garantias que diminua o risco de prejuízo as instituições financeiras. Garantia que um trabalhador da rede privada não pode fornecer, por exemplo, porque pode ser demitido a qualquer momento e os seus recursos em conta esgotarem antes do término das mensalidades do empréstimo em consignação, diferente dos casos de:

·                    Aposentados;
·                    Pensionistas;
·                    Servidores públicos;
·                    Servidores militares.
Categorias, por sinal, que têm direito ao crédito.

Mas um instante: servidor público também pode ser demitido.

Sim, talvez se refira ao período probatório ou a exoneração, mas há de convir que são situações excepcionais, a maioria conta com a estabilidade do cargo. O afastamento definitivo é um processo que não é tão simples como na rede privada. Há investigação, julgamento, apelação, enfim, a incidência é bem inferior aos dos trabalhadores CLT.

Isso significa que os empregados da esfera privada não tem nenhuma possibilidade de usufruir do empréstimo em consignação?

Recomendamos que leia Como conseguir empréstimo consignado pela empresa? para se informar mais a respeito.

Conclusão

Empréstimo em consignação é o ato de se determinar uma quantia ou renda a ser paga, descontada diretamente na folha de pagamento ou benefício INSS, para quitar as parcelas do empréstimo.

Esse modelo de cobrança gera maior garantia de recebimento por parte das agências de crédito que em contrapartida concedem benefícios que nenhuma outra modalidade de crédito oferece:

·                    Os juros mais baixos do mercado;
·                    Prazo de pagamento maior;
·                    Aceita pessoas com nome sujo;
·                    Fornece cartão de crédito sem cobrança de anuidade ou taxa de manutenção.

E

Ficou interessado em usufruir das vantagens do empréstimo em consignação? Que tal fazer uma simulação de empréstimo gratuita agora mesmo? Ou solicitar uma análise de crédito no AMC?


Comentários