O que é o CPEX?


Saiba qual é a utilidade do CPEX e como acessá-lo.

O post de hoje do Blog do Armazém do Crédito será interessante para os servidores das forças armadas, especialmente para o soldado e demais patentes do exército, porque discorrerá a respeito do Centro de Pagamento do Exército (CPEX).

Do que se trata esse centro e quais são as suas utilidades?

Veja a seguir.

O CPEX

O Centro de Pagamento do Exército é uma página virtual criada pela Secretaria de Economia e Finanças (SEF), pasta responsável por gerir as informações, recursos orçamentários e patrimoniais relacionados as forças armadas.

O CPEX reúne os informes necessários sobre assuntos financeiros de interesse do servidor militar.

Quais informações e recursos há no CPEX?

Algumas das informações úteis que o servidor pode verificar ao consultar o Centro de Pagamento do Exército se referem a:

ü    Calendário de pagamento;
ü    Consulta de liberação de contracheques no novo sistema de pagamento (SIPPES) aos militares da ativa;
ü    Dicas de educação financeira;
ü    Bancos credenciados para pagamento do Exército brasileiro;
ü    Últimas notícias envolvendo a área financeira do exército;
ü    Orientações sobre contratação de empréstimo consignado;
ü    Simulador de empréstimo consignado.

O que é empréstimo consignado?

Conhecer mais sobre essa modalidade de crédito será útil para que possa usar da melhor forma os recursos disponíveis na página do Centro de Pagamento do Exército e usufruir as vantagens concedidas especialmente a sua categoria.

O empréstimo consignado, ou crédito consignado, é um modelo de concessão de recursos a curto prazo planejado para combater a inadimplência que afligia boa parte da população brasileira a época de sua implementação, medida provisória nº 130/2003 (cenário que, infelizmente, voltou a se tornar uma dura realidade nos últimos anos), por meio de duas frentes:

ü    Liberação rápida de crédito para suprir emergências;
ü    Modelo de cobrança que reduza a possibilidade de acúmulo de dívidas e com limite de débito sobre a renda mensal do contratante.

A concessão ágil de crédito pôde ser aplicada ao reduzir os trâmites burocráticos, mas a segunda parte exigiria uma condição especial para que o modelo de cobrança do crédito consignado pudesse se tornar viável.

Nesse modelo, o valor do crédito liberado a ser pago em sistema de parcelas mensais é descontado diretamente na folha de pagamento do contratante, a empresa ou instituição que este presta serviço remunerado automaticamente transfere a quantia determinada para o abatimento da dívida, após ser informada pela agência de crédito sobre a contratação do serviço por parte do servidor e ao concordar em averbar o contrato, a entidade consignatária.

Dessa forma, é praticamente impossível o beneficiário do crédito deixar de efetuar o pagamento na data acordada e, assim, acumular dívida, ou utilizar os recursos para gastos diversos que não seja o de quitar o empréstimo.

Apesar de a legislação ter estabelecido que a parcela do crédito consignado a ser descontada não possa exceder 35% da renda mensal, uma forma de assegurar o poder de renda do contratante, esse sistema de cobrança dificilmente lograria êxito se não pudesse contar com a estabilidade do cargo do cliente, do contrário, como evitaria a inadimplência se ocorre-se deste ser demitido e os seus recursos forçosamente se esgotassem? De pouco serviria o modelo de descontar diretamente em conta, pois como retirar valores de uma conta corrente diminuta?

Por isso, foi-se determinado que as categorias de trabalhadores que teriam direito as vantagens dessa modalidade de crédito especial seriam as que gozassem do benefício da estabilidade do cargo, consequentemente, as que detêm estabilidade de renda, pois somente com essa condição o sistema de cobrança do crédito consignado poderia render os frutos esperados e ser vantajoso para as partes envolvidas: consignados e consignatárias.

Portanto, têm direito ao crédito consignado somente os:

ü    Aposentados INSS;
ü    Pensionistas;
ü    Funcionários públicos;
ü    Militares (ativos, da reserva ou reformados);
ü    Trabalhadores CLT de esfera privada cujas empresas tenham convênios firmados com concessionárias de crédito.

Saiba mais a respeito em: O que é empréstimo consignado?

Quais as vantagens do crédito consignado?

No Centro de Pagamento do Exército você pode obter informações complementares, mas as informações essenciais já estão contidas neste texto.

As vantagens do crédito consignado giram em torno do mencionado fator estabilidade. Com o risco de interrupção do recebimento do salário reduzido, diminui-se também o risco de inadimplência, o que afeta diretamente a política de juros a ser cobradas pelas instituições financeiras.

Menos risco de prejuízo, igual juros mais baixos.

É ponto pacífico: os juros incididos sobre o crédito consignado são os mais baixos do mercado, não há outra modalidade de crédito que cobre juros inferiores, 2,05% para o servidor público.

Como a possibilidade da perda de remuneração mensal é pequena para as categorias contempladas com o crédito, como já mencionado, há uma flexibilização maior para a forma de pagamento. Que na prática significa o seguinte: prazo de pagamento a perder de vista, até 96 meses para servidores militares.

Prazo ampliado de pagamento é o mesmo que parcelas com valores miúdos.
Outra vantagem é o uso de cartão de crédito consignado. Um cartão sem taxa de anuidade ou manutenção, com limite de 5% de sua renda mensal (ao ultrapassa-lo será gerado um boleto cobrando o valor excedente) que oferece a opção de saque da quantia especificada em espécie.

Saiba mais das vantagens do crédito consignado em: 5 motivos para adquirir empréstimo consignado.

O simulador

Na página virtual do Centro de Pagamento do Exército, além de se informar mais a respeito sobre o crédito consignado, você pode obter informações de sua margem consignável, cálculo do valor máximo que pode contratar como empréstimo baseando-se no total dos seus vencimentos, os referidos 35% da renda, e usar a ferramenta de simulação para avaliar números e condições de pagamentos para os valores que necessita.

É apresentada uma tabela das agências de crédito credenciadas com suas respectivas propostas, informando os juros a ser cobrados, o número de parcelas, o valor a ser cobrado por mês etc.
Outra opção de cálculo, caso a ferramenta do Centro de Pagamento do Exército estiver passando por dificuldades técnicas, é usar os simuladores online das agências de crédito, que liberam o recurso para uso livre dos interessados, como o do Armazém do Crédito, que já inclui em suas projeções todos os encargos financeiros possíveis para proporcionar o resultado mais próximo dos valores reais.


Conclusão

O portal do Centro de Pagamento do Exército (CPEX) é uma página desenvolvida pela Secretaria de Economia e Finanças (SEF) do Exército Brasileiro que reúne informações sobre calendário de pagamentos, liberação de contracheques, dicas de educação financeira, notícias relacionadas a área econômica das forças armadas, explicações sobre crédito consignado e ferramenta de simulação de empréstimo consignado.

Saiba mais sobre esse serviço conferindo o conteúdo de nosso blog e se procura por uma agência de crédito de renome e larga experiência com esse tipo de operação, conheça o trabalho do Armazém do Crédito.

Entre em contato.

Você pode se interessar por: O Armazém do Crédito é confiável?





Comentários