6 Filmes para militar do exército


Veja a seleção de filmes para militar do exército

O blog do Armazém do Crédito traz uma lista de filmes para militar do exército sobre grandes conflitos que têm como destaque o trabalho das forças armadas com a expectativa de proporcionar bom entretenimento e agregar conhecimento sobre o assunto.

E claro que bons filmes não precisam ser restritos para apenas um determinado público. Se for amante da sétima arte, gostar de boas histórias e curtir histórias de conflitos bélicos, certamente terá motivos para aproveitar as dicas.

O único critério adotado, além de abordar assuntos pertinentes ao servidor militar, para a escolha dos filmes foi o de optar por escolhas não tão convencionais, filmes que não são tão badalados como Nascido Para Matar, Apocalypse Now, Platoon, mas que nem por isso deixam de ser boas obras cinematográficas.

Confira abaixo os 6 filmes para militar do exército.

Soldado Anônimo


Essa produção de 2004 dirigida por Sam Mendes, que veio a ser mundialmente conhecido por dirigir 007 – Operação Skyfall, é um filme para militar do exército que segue por caminho pouco usual no gênero ao focar em um conflito anticlimático, a Guerra do Golfo (1990-1991).

Como bem se sabe, o conflito encerrou-se com uma campanha relâmpago por ter enfrentado pouca resistência. O filme aborda mais o lado psicológico dos soldados sobtensão por estarem prestes a mergulhar de cabeça no conflito que julgavam um grande desafio, como o do soldado Swoff (Jake Gyllenhaal).

Ao se depararem com o fato de que estão carregando cerca de 50 quilos de equipamento nas costas em um deserto escaldante em busca de um inimigo aparentemente “fantasma”, o longa abre espaço para que exponham seus conflitos, suas motivações, questionamentos com uma dose bem equilibrada de sacarmos e humor negro.

Uma boa pedida para quem busca algo diferente de tiros e explosões envolvendo a atmosfera de guerra.

Cartas de Iwo Jima


Esse filme para militar do exército dirigido pelo consagrado Clint Eastwood merece aplauso já por sua proposta inicial que dar um frescor ao um tema já tão explorado no cinema: a Segunda Guerra Mundial.

Em vez de ser mais um filme visualmente deslumbrante retratando as dificuldades e glórias das forças da Aliança contra uma horda de nazistas bestificadas, Cartas de Iwo Jiwa se debruça sobre o lado derrotado da guerra, mais específicamente os japoneses que sacrificaram as suas vidas para resguardar o que era considerada a última linha de defesa do Japão, a ilha de Iwo Jima.

O filme se baseia nas cartas que os soldados nipônicos escreviam em meio ao conflito sangrento, principalmente do tenente-general do exército imperial japonês, Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe), que conseguiram guardar para a posteridade os relatos sobre o duro dia a dia dos combatentes que sabiam que as chances de saírem vivos de Iwo Jiwa eram mínimas.

Trovão Tropical


De vez em quando, o Ben Stiller acerta e Trovão Tropical foi um acerto duplo, porque ele não só atua ao lado de Jack Black e Robert “Tony Stark” Downey Jr. como também dirige esse filme para militar do exército produzido em 2008.

Para sair do clima deprê que normalmente permeia filmes de guerra, nada como apostar em uma proposta mais descontraída.

Mas não pense que Trovão Tropical se trata de uma comédia escatológica de humor apelativo e duvidoso. É uma paródia sobre as mega produções hollywoodianas de temáticas de guerra envolvendo grandes astros do cinema com egos tão inflados quanto os seus músculos. O estilo de seu humor é mais refinado, sutil e surpreendentemente contundente quanto a crítica sobre o modus operandi da indústria cinematográfica na produção de filmes abordando temas bélicos.

Vale destacar atuação de Downey Jr. que interpreta a interpretação de um ator branco mundialmente famoso fazendo o papel de um soldado negro estereotipado dos filmes do gênero. Impagável!

Achou confuso? O que vale mais que mil palavras?

Falcão Negro em Perigo


Produção de 2001 dirigida por Ridley Scott, esse filme para militar do exército impressiona pela fidelidade em que retrata as operações militares das tropas americanas para pôr fim a uma guerra civil na Somália e prestar ajuda humanitária da população que precisava de mantimentos básicos.

Uma operação que deveria durar apenas uma hora para capturar dois generais somalianos acaba enfrentando sérios imprevistos quando dois helicópteros, Black Hawks, são alvejados e abatidos pelo exército das forças locais.

Feliz Natal


Um dos momentos mais simbólicos e inusitados da tragédia da Primeira Grande Guerra recriada em parceria com vários países europeus é a próxima dica de filme para militar do exército.

O longa de 2005 narra o episódio da Primeira Guerra Mundial em que os soldados das trincheiras, de lados opostos, decidem acordar um período de trégua para que se pudesse comemorar a noite de natal. O evento culminou em inimigos que se matariam, provavelmente, no dia seguinte celebrassem a data especial lado a lado, cantando e bebendo juntos.

Restrepo


E para fechar a lista de filmes para militar do exército indicamos um documentário de 2010 da dupla de jornalistas Tim Hetherington e Sebastian Junger: Restrepo.

O nome é referência a um posto avançado americano no Vale Korengal, Afeganistão, considerado um dos postos militares mais perigosos a época, entre 2007 e 2008, período que os jornalistas citados resolveram fazer o documentário focando apenas no cotidiano dos soldados, acompanhando o patrulhamento, dormindo nos mesmos locais, seguindo de perto as operações, sem entrar em questões políticas ou morais. Um retrato cru da rotina dos homens que encaram o pior da guerra.

É inevitável que o expectador se sinta envolvido com a vida desses soldados que compartilham suas experiências e mais inevitável ainda não ficar apreensivo com o destino deles. Afinal, não se trata de ficção. É a realidade pura. Muitos se vão, se ferem e continuam na batalha, mas sem saber o dia de amanhã...

Conclusão


Listamos 6 filmes para militar do exército.
Foram eles:

ü    Soldado anônimo;
ü    Trovão Tropical;
ü    Cartas de Iwo Jima;
ü    Falcão Negro em perigo;
ü    Feliz Natal;
ü    Restrepo.

Se gostou do conteúdo, avalie, curta ou compartilhe. Seu apoio faz a diferença.

Você também pode se interessar:





Comentários