SESMT é a sigla de Serviço Especializado em Engenharia de
Segurança e Medicina do Trabalho e tem como função regulamentada pela Norma Regulamentadora número 4 (NR-4) do
Ministério do Trabalho e Emprego
(MTE) propiciar segurança no local de trabalho e promover a saúde dos
funcionários de todas as empresas, públicas ou privadas, que tenham empregados
sob o regime da Consolidação das Leis do
Trabalho (CLT).
No post de hoje vamos listar quais são as atribuições do SESMT.
Veja abaixo.
Quais são os profissionais que formam a equipe SESMT em cada empresa?
Uma das atribuições do SESMT é fornecer uma equipe de profissionais para
vistoriar o local, promover medidas de segurança e aconselhar sobre
procedimentos que evitem acidentes de trabalho.
O número de profissionais e suas
competências podem variar de acordo com o tamanho da empresa e do ramo de
atividade, mas a equipe completa é constituída por:
ü Médico do Trabalho;
ü Engenheiro de Segurança do Trabalho;
ü Técnico de Segurança do Trabalho;
ü Enfermeiro do Trabalho;
ü Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do
Trabalho.
O SESMT pode obrigar o uso de determinados equipamentos?
Sim, esta é uma das atribuições que
compete ao SESMT desde que todos os procedimentos possíveis para reduzir ou
extinguir o risco de acidentes não tenham surtido os resultados esperados.
É uma das atribuições do SESMT fornecer assistência para implantação de
novos projetos estruturais nas sedes das empresas?
Sem dúvida, uma vez solicitado pela corporação,
os profissionais do SESMT deverão prestar todo o suporte possível para aplicar
conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina no trabalho no ambiente
das atividades laborais.
Quem deve orientar os funcionários da empresa sobre as normas de segurança,
um supervisor da empresa ou o profissional SESMT?
É atribuição do SESMT fornecer a orientação técnica sobre o uso de
equipamentos de segurança e dos protocolos a ser seguidos.
É papel do SESMT promover atividades educativas sobre segurança do
trabalho ou somente quando solicitado pela empresa?
Outra atribuição do SESMT é realizar atividades de conscientização,
educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes no
trabalho. Portanto é uma norma a ser seguida independente da pré-disposição da
empresa.
Os empregadores também recebem orientações do SESMT?
Sim, cabe aos profissionais dos Serviços de Engenharia Especializada de
Segurança e Medicina do Trabalho prestar todos os esclarecimentos e
conscientizar os empregadores sobre os riscos de acidente no trabalho sempre
com o intuito de estimulá-los a tomar todas as precauções possíveis.
Como deve ser o relacionamento do SESMT com a CIPA?
O relacionamento com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
(CIPA), comissão composta por funcionários e representantes da própria empresa,
obrigatória para empresas com mais de 19 funcionários de acordo com a Norma Regulamentadora Número 5 (NR-5), deve ser de total
colaboração, mantendo relacionamento constante, apoiando-a, treinando-a e
atendo-a conforme as suas necessidades.
Os profissionais do SESMT podem prestar socorro em casos extremos?
A natureza das atividades do SESMT é
de caráter prevencionista, no entanto, em casos de extrema urgência os
profissionais poderão prestar suporte para combater catástrofes, fornecendo
material para fins específicos, realizar resgates de vítimas e ministrar os
primeiros socorros.
Outras atribuições do SESMT
ü Analisar e registrar em documentos
todos os acidentes e os casos de doenças ocupacionais ocorridos na empresa;
ü Descrever as circunstâncias do
acidente ou a moléstia debilitante detalhando o estado de saúde das vítimas;
ü Atualizar mensalmente os registros de
acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e agentes de insalubridade;
ü Manter na sede do SESMT os registros
das ocorrências e deixar por livre escolha da empresa o método de arquivamento
e recuperação.
Conclusão
Os Serviços de Engenharia Especializada de Segurança e Medicina do
Trabalho (SESMT) cumprem norma regulamenta pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para proporcionar condições
de ambiente de trabalho seguro e auxílio em campanhas de incentivo para a
promoção da saúde dos funcionários CLT das entidades corporativas públicas e
privadas.
As atribuições do SESMT são:
ü Introduzir conhecimentos no ambiente
de trabalho que reduzam os riscos de acidente e promovam a saúde dos
funcionários;
ü Fornecer equipamento de segurança
para as atividades laborais quando esgotados todos os recursos para minorar ou
extinguir os riscos;
ü Prestar assistência técnica em novos
projetos estruturais da empresa;
ü Orientar os funcionários da
corporação sobre as normas de segurança e uso de equipamentos;
ü Promover atividades de
conscientização sobre segurança no trabalho;
ü Orientar empregadores sobre os riscos
de acidentes e doenças ocupacionais no trabalho;
ü Manter relacionamento constante e
auxiliar a CIPA em todas as suas necessidades;
ü Prestar socorro para combate de
catástrofes e suporte no resgate de vítimas, assim como nos provimentos de
primeiros socorros;
ü Analisar e registrar em documentos
todos os acidentes ocorridos e os casos de doença ocupacionais ocorridos na
empresa;
ü Descrever as circunstâncias do
acidente ou a moléstia debilitante detalhando o estado de saúde das vítimas;
ü Atualizar mensalmente os registros de
acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e agentes de insalubridade;
ü Manter na sede do SESMT os registros
das ocorrências e deixar por livre escolha da empresa o método de arquivamento
e recuperação.
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