Quais as vantagens de financiamento de imóveis para servidor público?



Saiba quais as vantagens de financiamento de imóveis para servidor público.



Em artigos recentes, como Você conhece os direitos do funcionário público? e Quais os benefícios do funcionário público de São Paulo?, listamos uma série de benefícios que essa categoria de trabalhador tem a sua disposição em razão de prestar serviços para a administração pública.

E no artigo de hoje, o Armazém do Crédito vai detalhar outra boa vantagem que pode ser bem útil para o servidor que pretende investir em uma casa própria: o financiamento de imóveis para servidor público.

Sim, há condições especiais fornecidas pelas financiadoras para os trabalhadores da esfera pública federal, estadual e municipal.
Saiba a seguir quais são essas vantagens de financiamento para servidor público.

Facilidade para liberação de crédito

Um facilitador do financiamento para servidor público é a reconhecida estabilidade proporcionada pelas leis estatutárias do setor que diminuem sensivelmente o risco de perda do poder de renda, condição que pode prejudicar o pagamento do valor financiado.

Risco notadamente baixo é sinônimo de cartão verde para as financiadoras liberarem sem muita burocracia o crédito solicitado.

Você também pode se interessar na leitura de Como a estabilidade do serviço público pode ser bem aproveitada? 

Margem maior de financiamento

Outra vantagem de financiamento de imóveis para os servidores públicos é que o referido baixo risco proporcionado pela estabilidade do cargo permite que as concessionárias de crédito aceitem o financiamento de uma porcentagem maior do valor total em relação as demais categorias de trabalhadores.

Por exemplo, para o público geral o limite a ser financiando fica em torna de 70% (um exemplo hipotético, é preciso consultar cada financiadora), para os que apresentam documentação comprovando remuneração proveniente das contas do Estado esse limite é aumentado para 80%.

Há também um critério de diferenciação que pode aumentar ou diminuir essa margem e que diz respeito a condição do imóvel, se novo ou usado. Normalmente, para os casos de imóveis novos, o limite tende a subir e para usados o efeito é inverso.

Juros diferenciados

O cálculo para se definir a política de juros a ser adotada leva em consideração o risco do investimento. Como já expresso, o grande motivo para o financiamento ao servidor público contar com mais benesses comparativamente aos empregados no setor privado é a maior garantia da preservação do poder de renda em razão da estabilidade proporcionada pela esfera pública. E novamente o fator do risco baixo é determinante para que as financiadoras se mostrem mais afáveis quanto a condição do pagamento, pois concedem cobrança de juros menos salgados para essa categoria de trabalhador.

Atente-se que existem duas formas de cobranças de juros: pré-fixados e pós-fixados.

Claro que cada caso necessita de análise para se verificar o que é mais vantajoso, mas tenha ciência que os juros pós-fixados são taxas sujeitas a variações conforme o desempenho dos índices econômicos, podendo aumentar, diminuir ou se manterem estáveis de um mês para o outro. Já os juros pré-fixados, como o termo já sugere, são taxas fixas na qual o financiado tem conhecimento do valor total na assinatura do contrato e que se mantêm estáveis independente das oscilações econômicas.

Prazo de pagamento a perder de vista

Outra característica do financiamento de imóveis para servidor público é a possibilidade de prazo de pagamento mais extenso do que o oferecido ao assalariado pela rede privada. Maior prazo de pagamento significa mais parcelas para dividir o valor total do financiamento que resultará em mensalidades mais atrativas para o bolso do contratante.

Dica importante

Antes de se dirigir a uma financiadora, faça uma pesquisa nas opções disponíveis no mercado para conhecer todas as condições de pagamento e dessa forma escolher a opção que lhe parecer mais favorável.

Recomenda-se que faça uma simulação online utilizando as ferramentas de simulação fornecidas pelas próprias financiadoras.

Observe que os resultados das simulações apresentam números aproximados do valor real. Utilize-os como forma de adquirir apenas uma noção do que lhe será cobrado.

Conclusão

O financiamento de imóveis para servidor público concede benefícios mais vantajosos em relação as demais categorias de trabalhadores:

ü    Facilidade para a liberação de crédito;
ü    Margem maior de financiamento;
ü    Juros diferenciados;
ü    Prazo de pagamento mais extenso.

No blog do Armazém do Crédito você fica inteirado sobre as melhores dicas relacionadas ao funcionalismo público.

Se gostou do conteúdo, curta, compartilhe.

O seu apoio faz a diferença.



Comentários