O que é aposentadoria complementar?


Aposentadoria complementar garante um benefício mais vantajoso

Como o próprio nome sugere, aposentadoria complementar trata-se de uma adição, um complemento ao benefício a ser pago pela Previdência ao encerrar a carreira profissional por tempo de serviço ou por contribuição.

Paga-se ao um fundo a parte do sistema de recolhimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) uma contribuição, mensal, anual ou integral, com prazo de recolhimento definido previamente, para incrementar o valor da aposentadoria a ser recebida no futuro. É uma forma de fortalecer o poder de renda e melhorar a qualidade de vida.

Afinal, o custo de vida no Brasil é por demais elevado e viver somente com os vencimentos da aposentadoria é muito custoso, então, quem tem condições de investir para obter um benefício mais encorpado no fim da vida opta por bancar uma aposentadoria complementar.

Como funciona exatamente?

Como apontado acima, para investir em uma aposentadoria complementar é preciso associar-se ao um fundo de investimento que irá administrar o valor recolhido e aplicá-lo no mercado financeiro (rentabilizá-lo). O saldo acumulado poderá ser resgatado ou sacado integral ou mensalmente como uma aposentadoria ou pensão.

O valor a ser cobrado, a periodicidade, a forma de resgate e o momento de sacar o dinheiro são estipulados previamente na assinatura do contrato. Por isso, é importante ficar atento nas cláusulas para ter total ciência de quando e como utilizar o investimento.

Acresce que há a incidência de taxa de juros nesses planos de aposentadoria complementar e é igualmente importante ser consciencioso da grandeza dos números a ser debitado.

Quais os tipos de planos e quem pode participar?

Existem duas categorias de planos de aposentadoria complementar: os planos abertos e fechados. Veja a seguir as características de cada um.

Planos fechados

São grupos de entidades que se constituem como fundação ou sociedade civil destinada a contemplar os funcionários de uma determinada empresa ou grupo de empresas, servidores públicos e associados de pessoas jurídicas de caráter profissional. São nomeadas como Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), mas também são conhecidas como fundos de pensão. Não têm fins lucrativos.

Planos abertos

São sociedades anônimas que comercializam planos de benefícios previdenciários com contribuições mensais ou pagamentos únicos e estão acessíveis para qualquer cidadão interessado em fazer o investimento. A expressão técnica para se referir a esses planos é: Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPC).

Conclusão

Aposentadoria complementar é uma adição ao pagamento a ser recebido via Previdência Social ao seu benefício da aposentadoria por meio de investimentos em planos paralelos ao recolhimento obrigatório para o INSS. Esses planos administram o fundo acumulado e aplicam no mercado financeiro. O saldo poderá ser resgatado ou sacado mensalmente ou de forma integral. Valores, periodicidade, ocasião de resgate é definido previamente no ato da contratação.

Existem dois modelos de planos:

ü  Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), para empresa ou conjunto de empresas que aderem ao plano, servidores públicos e associados de pessoas jurídicas de caráter profissional.
ü  Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPC), organizações com fins lucrativos, cujos planos de benefícios previdenciários são acessíveis para qualquer interessado em complementar a aposentadoria.

No blog do Armazém do Crédito você tem acesso a outros conteúdos relacionados a aposentadoria, além de dicas úteis para aquisição de empréstimo e controle de finanças.


Comentários