Portabilidade do Empréstimo Consignado


entenda como funciona a portabilidade do crédito consignado

Uma opção de crédito consignado que muitas pessoas não conhecem é a portabilidade de crédito. Trata-se de uma operação em que o cliente solicita a transferência do empréstimo de um banco para outro. Esse negócio oferece vantagens ao cliente, que pode procurar taxas mais atrativas ou redução de prazo e saldo devedor. Reunimos aqui algumas perguntas envolvendo portabilidade para que você conheça mais sobre essa modalidade.

Quem pode fazer portabilidade de consignado?

Aposentados e pensionistas pelo INSS, servidores públicos municipais da Prefeitura de São Paulo, servidores públicos do Governo do Estado de São Paulo, servidores públicos do Governo Federal SIAPE, militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica).

Essa operação oferece ao cliente liberdade para transacionar conforme seu interesse a transferência de uma dívida contraída através do empréstimo consignado em determinada instituição para uma nova instituição bancária. As operações de portabilidade são reguladas pelo Banco Central do Brasil através da resolução 4.292.

A solicitação de Portabilidade do seu Empréstimo Consignado pode ser feita somente quando resultar em vantagens, seja em termos de taxas mais atrativas e/ou redução de prazo e saldo devedor da dívida originalmente contraída.

Os bancos têm obrigação e o dever de garantir o direito da portabilidade do seu credito consignado e a respectiva transferencia  entre instituições financeiras  quando formalmente solicitado por você.

Quanto tempo demora?

Quando você solicita ao banco proponente a portabilidade de um crédito consignado ao banco credor original, haverá uma avaliação e um prazo para aprovação de dois dias úteis, em média.

O banco proponente, aprovando sua solicitação de portabilidade, encaminha o pedido ao banco credor original mediante troca de informações eletrônicas que dispõe de 5 dias úteis para informação de saldo devedor para pagamento.

Cumprindo estes prazos, temos então um tempo médio de 7 dias úteis para o pagamento da dívida.

A efetivação da operação será concluída quando o banco credor solicitar exclusão do seu contrato
nos respectivos sistemas (Dataprev se for aposentado ou pensionista, Portal do Consignado se for servidor da Prefeitura de São Paulo ou do Governo do Estado de São Paulo, Sigac se for servidor federal Siape). Essa efetivação demora em média dois dias úteis.

Finalmente, ocorre a exclusão do banco credor e inclusão da portabilidade de seu empréstimo consignado pelo novo banco. Após essa última etapa, sua portabilidade terá sido concluída.

Em quanto tempo pode ser feito refinanciamento após a portabilidade?

Portabilidade do empréstimo consignado e refinanciamento do crédito consignado são duas operações distintas. Você não é obrigado a refinanciar uma operação de portabilidade, mas pode solicitar após a conclusão primeira da portabilidade caso seja do seu interesse. Avalie se as condições estão de acordo com as suas necessidades e converse com nossos especialistas de crédito para entender bem os detalhes específicos de cada operação envolvendo crédito consignado.

Caso queira conhecer melhor este produto ligue 0800-5911004

Somos da equipe de consultores do Armazém do Crédito.
Uma agência de empréstimos especializados e independente, aqui importa o cliente.
Somos correspondente bancário oficial dos bancos: BMG com o cartão BMG Master, Itaú Consignado, Banco Daycoval, Banco Safra e Banco Cetelem.

Comentários

Postar um comentário